A Educação Precisa de Respostas | 19/06/2013 09h04min
O Diário Catarinense visitou duas escolas da rede pública estadual – uma urbana e uma rural – para mostrar exemplos de professores que utilizam o jornal como ferramenta de aprendizado. Em comum, estes educadores têm a criatividade e a vontade de fomentar nos seus alunos o gosto pela leitura, mais especialmente pelo periódico diário. O resultado são alunos motivados, com senso crítico apurado e cada vez mais por dentro do que acontece no dia a dia da sua cidade, estado, país e no mundo. Os jornais chegam gratuitamente até às escolas por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Educação, dentro do Programa Jornal e Educação do Grupo RBS.
VEJA O VÍDEO COM OS DEPOIMENTOS DE PROFESSORES E ALUNOS
"Vip" no interior
Se o jornal já faz sucesso nas escolas de um modo geral, imagine numa que fica bem no interior, onde ele é quase um "vip". É assim na Escola Estadual Rural Adele Faccin Zanuzzo, em Caxambu do Sul, no Oeste, onde o DC é utilizado em várias disciplinas. A professora de Língua Portuguesa Clair Moraes explica que uma vez por semana promove aula de leitura com os alunos do 2o ano do ensino fundamental. Eles leem o periódico e depois produzem textos próprios, mostrando o que aprenderam e tirando dúvidas sobre novas palavras.
– O conhecimento do mundo chega aos alunos através do jornal e vamos formando bons leitores.
A professora Edicléia Corso Domo também desenvolve atividades com o 1o ano do ensino fundamental.
– Como eles ainda não sabem ler bem, peço para que procurem no jornal palavras que conheçam. Recortamos e colamos num painel, formando frases.
Até mesmo na aula de inglês o jornal tem sido bem aproveitado. A professora Géssica do Amaral conta que os alunos leem o periódico, escolhem uma frase, traduzem para o inglês e socializam com os colegas.
Aliado no vestibular
Quem conhece algum adolescente que está cursando o terceiro ano do ensino médio sabe que ele tem uma coisa na cabeça: vestibular. Ciente disso, a professora de Língua Portuguesa da Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis, Rosa Maria do Amaral Pereira Cortinaz, decidiu utilizar o jornal nas aulas com as turmas de segundo e terceiro anos.
– A redação é uma das maiores preocupações dos alunos, por isso, precisam estar atualizados das notícias para terem conhecimento suficiente para escrever – explica a professora que leciona há 27 anos.
Para tornar a atividade mais atrativa, ela distribui jornais entre os estudantes e eles escolhem o tema que mais gostam para escrever.
– Outra grande vantagem da leitura do jornal é que enriquece o vocabulário – salienta a professora.
Rosa lembra que em anos anteriores utilizou o jornal para ensinar crônica e argumentação, por meio dos artigos de opinião.
– O jornal é, sem dúvida, um grande aliado na sala da aula – afirma.
Thayza Kerlle, estudante da Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva, de Florianópolis, lê o DC para se preparar para o vestibular
Foto:
Jessé Giotti
/
Agência RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.