A Educação Precisa de Respostas | 18/06/2013 17h59min
A horta da Escola Municipal Fritz Benkendorf, que fica na Estrada Caminho Curto, Zona Rural de Pirabeiraba, não é mais a mesma desde que descobriram um modo de fabricar energia com bicicletas.
Com a força das pedaladas dos alunos, a energia leva a água do poço para a irrigação da hortinha. O projeto "E aí? Vamos brincar de fazer energia?" começou a ser desenvolvido este ano na escola e foi criado pela professora de Artes, Alexandra Obernaus, que planejava cuidar da horta de uma forma mais sustentável.
O sistema é formado por uma bicicleta, um alternador, uma bateria e uma bomba. O esforço para fazê-la gerar energia é maior quanto mais carregada a bateria estiver.
Na prática, a bicicleta gira o alternador, que carrega a bateria e leva energia para a bomba. A partir daí ocorre a captação e distribuição da água para a horta - que também é cuidada pelos próprios alunos.
A ideia foi inaugurada na semana do meio ambiente.
— Nós tínhamos a água do poço, que não usávamos. Um dia eu vi uma reportagem sobre a geração de energia a partir da bicicleta. Foi aí que a ideia surgiu — explicou a professora. A pedalada para carregar a bateria é realizada durante as aulas de Educação Física.
Semanalmente, cada um das turmas fica responsável por usar a bicicleta e por regar a horta e o pomar. Todos os 94 alunos participam de alguma forma da iniciativa.
Confira um vídeo sobre o projeto:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.