clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 18/06/2013 12h09min

Veja como Maria Antonieta, Shakespeare, Elizabeth I e outros personagens históricos seriam se vivessem hoje

Grupo de artistas digitais britânicos explorou o "se" da História em trabalho recente

Na História o "se" não existe, mas brincar com ele pode ser divertido e ajudar no aprendizado. O canal de televisão inglês Yesterday Channel, da rede UKTV, quis explorar essa ideia e pediu a um time de artistas digitais que atualizassem uma série de retratos históricos de forma a transportar, para o século 21, personagens como a rainha Elizabeth I, o rei Henrique VIII, Shakespeare, Maria Antonietta e o almirante inglês Horatio Nelson.

O trabalho, que levou três meses e foi supervisionado pela renomada historiadora inglesa Suzannah Lipscomb, foi desenvolvido para divulgar uma nova série do canal de TV chamada Secret Life Of..., que busca revelar segredos de importantes figuras da História mundial.

O professor de História Alan Ghedini, que dá aulas em cursos pré-vestibular em Florianópolis e em outras cidades de Santa Catarina, acredita que brincadeiras como essa tiram um pouco a "aura" dos personagens históricos, vistos muitas vezes como mitos, colocando-os como pessoas normais, que se vestiam bem e eram vaidosas.

Veja as principais mudanças de algumas figuras históricas: 



Rainha Elizabeth I
Filha de Henrique VIII, ela foi a rainha da Era de Ouro Inglesa (de 1558 a 1603) e a última rainha da Dinastia Tudor. Ficou conhecida como "a rainha virgem", por não ter deixado herdeiros. Líder marcante e de pulso firme, estimulou muito a produção artística e cultural na Inglaterra e promoveu uma série de mudanças, como a consolidação do Anglicanismo e a perseguição aos católicos. Elizabeth I foi um ícone da moda elisabetana, caracterizada por vestidos estrondosos. Seu pai e Shakespeare, contemporâneos, também fazem parte desse contexto. Os três foram famosos na moda.

Se vivesse atualmente, Elizabeth I teria alisado e cortado seus cabelos, e usaria um terninho feminino feito sob medida com cores e materiais ricos.


 

Henrique VIII
Foi o homem da Reforma Protestante na Inglaterra, ou seja, o rei rompeu com a Igreja Católica e criou a sua própria Igreja, a Igreja Anglicana, em que o representante de Estado (rei ou a rainha) é também o chefe da religião. Henrique VIII se separou da primeira esposa para se casar com outra mulher, o que ia contra os preceitos da Igreja Católica. Ele era visto como um "mulherengo" e um homem muito vaidoso e que gostava de mostrar sua riqueza.

Em seu retrato moderno, ele teria feito dieta para emagrecer, se bronzearia e pentearia os cabelos para trás para esconder a calvície. Vestiria um terno desenhado por um alfaiate e acompanharia as roupas com joias caras: um anel de diamantes, um relógio de marca e um colar sob a camisa meio desabotoada. Os sapatos teriam um salto embutido.




William Shakespeare
Um dos maiores dramaturgos da História, Shakeaspeare representa o Renascimento Literário Inglês, incentivado por Elizabeth I. Criou o teatro Shakespeariano ou Elisabetano, encenado em uma arena, de forma a se aproximar do público. Suas principais obras são bastante polêmicas. Hamlet, por exemplo, traz um rei louco; e O Mercador de Veneza, um judeu perverso.

Se vivesse hoje, ele faria um transplante capilar para dar mais volume aos seus cabelos, afinal, além de dramaturgo ele era ator. Os brincos nas duas orelhas deixariam sem resposta as questões levantadas a respeito de suas preferências sexuais. Usaria jeans modernos, camiseta descolada com um blazer. Seria um verdadeiro hipster. O terço que leva em seu pescoço foi colocado devido às suspeitas de que ele seria, secretamente, católico. Atualmente ele não precisaria esconder sua opção religiosa.


 

Maria Antonieta
A famosa austríaca que se tornou rainha da França após se casar com Luís XVI desenvolveu um estilo próprio e se tornou um verdadeiro ícone da moda. Foi injustiçada pela História. Maria Antonieta era alheia à política, assim como todas as rainhas da época, mas não disse aos camponeses que comessem brioches, como ficou registrado. Ela e o marido, o rei Luís XVI, foram guilhotinados na segunda fase da Revolução Francesa, conhecida como a fase do terror. Ele foi primeiro, em 21 de janeiro de 1793. E ela em 16 de outubro do mesmo ano.

Maria Antonieta é a que sofreria mudanças mais visíveis se vivesse atualmente. Seu cabelo alto, típico da época em que viveu, seria colocado para baixo. Uma franja, moda seguida hoje até mesmo por Michelle Obama, primeira-dama dos Estados Unidos, serviria para disfarçar a proeminente testa de Maria. Seus dentes, conhecidos por serem tortos e feios, passariam por correção ortodôntica. Seus pequenos seios, que a fizeram inclusive vítima de bullying na adolescência, receberiam implantes de silicone.

Conhecida por sua forte relação com a moda, Maria Antonieta chegava a trocar de roupa três vezes por dia. Na imagem moderna, ela usa um vestido de um designer renomado, e vários assessórios (pulseiras, colar e presilha de cabelo). Ela também usaria maquiagem colorida e chamativa.


 

Almirante Horatio Nelson
O almirante venceu Napoleão Bonaparte na batalha de Trafalgar. Napoleão, figura que surgiu durante a fase do Diretório da Revolução Francesa, era imbatível por terra. Mas na guerra naval a Inglaterra o superava. Horatio Nelson é um herói na Inglaterra até hoje. Morreu em 1805.

Em sua imagem moderna, ele trocaria um uniforme antigo de oficial da marinha inglesa, por uma versão atual. Em suas atividades atuais, ele ficaria mais dentro de um escritório, e por isso ganharia peso. Para substituir o braço que perdeu em uma batalha, Nelson receberia uma prótese.

DIÁRIO CATARINENSE
Reprodução / UKTV

Maria Antonieta seria uma "patricinha" vaidosa: teria colocado implantes nos seios e aparelho ortodôntico
Foto:  Reprodução  /  UKTV


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.