clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/06/2013 07h31min

Estrutura das questões e objetividade dos enunciados conferem leveza ao vestibular da Universidade do Estado de SC

Confira um raio-X completo da prova, com perfis de cada uma das disciplinas

Camila Penha  |  camila.penha@diario.com.br

Uma nova chance de se tornar universitário se aproxima dos vestibulandos: termina hoje as inscrições para as provas de inverno da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A prova ocorre dia 7 de julho. Serão oferecidas 1.345 vagas para 34 cursos da instituição, distribuídos em 10 unidades pelo Estado.

Vestibular de inverno
Quando
: dia 7 de julho
Questões: 100 ao total. 50 pela manhã (Matemática, Biologia, Língua Estrangeira e Português) e 50 à tarde (Física, Química, História e Geografia), quando também é aplicada uma redação Cursos: 34 Vagas: 1.345

Para um primeiro vestibular, o resultado do exame do (agora) universitário George Lodygensky no último concurso da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi melhor do que ele mesmo poderia imaginar. O estudante de Administração ficou em 4º lugar na classificação do curso diurno, que teve a quinta maior nota de corte entre os candidatos que não optaram por cotas.

Naquele concurso foram 15,2 candidatos por vaga. George acredita que, em grande parte, seu bom desempenho seja resultado de tranquilidade no dia da prova. Ele conta que o clima em sua sala era positivo, e que a organização do concurso também contribuiu para que tudo corresse bem.

— Senti que é uma prova leve em comparação com o Enem e com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A sensação de George é a impressão que muitos outros candidatos também têm, principalmente por causa da estrutura das questões e devido ao fato de que a prova é aplicada em um único dia. Este ano houve uma mudança na quantidade de questões da prova, antes composta por 120 enunciados.

As mudanças

No tempo da prova: Os alunos terão três horas e meia para a realização das 50 questões aplicadas de manhã, e quatro horas e meia para as 50 questões e a redação no período da tarde. Quantidade de questões: as provas de Matemática, Biologia, Português, Física e Química são compostas por 14 questões cada, as de História e Geografia tem 11, e a de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) possui, este ano, oito questões. Todas são de múltipla escolha, com cinco opções (a,b,c,d ou e) e possuem o mesmo peso: valem um ponto cada. A redação vale 30 pontos.

De acordo com a coordenadora de vestibular e concursos da instituição, Rosângela de Souza Machado, a Comissão Permanente de Vestibular já vinha, nos dois últimos concursos, diagnosticando que o tempo para a realização da prova (quatro horas no período da manhã e quatro horas e meia à tarde) era curto para a quantidade de questões.

Perfil da prova

O professor Aluizio Caffé, coordenador pedagógico do curso pré-vestibular Gaia, explica que a estrutura é um dos aspectos que garante a maior leveza da prova. No concurso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, cada questão é composta por sete sentenças, que devem ser avaliadas, e a resposta da questão é a somatória das opções verdadeiras. Assim, uma única questão pode equivaler a até sete, cada uma exigindo um conhecimento.

O professor Caffé avalia a prova da Udesc, de maneira geral, como de nível médio. É uma prova de resolução mais direta, menos contextualizada do que o Enem, por exemplo. Apesar de muitas vezes as questões não se aprofundarem muito nos assuntos que cobram, a gama de temas cobrados é ampla. O candidato precisa saber um pouco de cada matéria, em todas as disciplinas.

Dicas do professor Caffé

- Nas próximas semanas mantenha seu ritmo de estudos.
- Reduza a atenção aos temas e disciplinas em que se tem mais facilidade e reforce aqueles em que ainda existem dúvidas, por meio de monitorias e — mesmo de outras instituições. Só não é recomendável pegar como exemplo as provas da Udesc anteriores a 2011, quando o vestibular deixou de ser vocacionado, com pesos diferentes para algumas provas e questões discursivas, dependendo do curso de escolha do candidato.
- No dia anterior à prova, é importante que o candidato tenha uma ótima noite de sono e, pela manhã, uma refeição equilibrada e leve é o mais indicado.
- Programe-se bem para não perder os horários de entrada, e no intervalo entre a manhã e a tarde se organize para almoçar: não vá comer longe do local de prova nem em ambientes cheios e com muitas filas, e evite a comparação de gabaritos e grandes discussões sobre o conteúdo das provas.

Conheça o perfil de cada uma das provas da Udesc

Biologia

A prova de Biologia do vestibular da Udesc tem um caráter mais objetivo em comparação com outras provas do Estado. É importante que o candidato observe os comandos, como "assinale a incorreta" ou "avalie as proposições" — neste caso, quando o enunciado pede que se qualifique como verdadeira ou falsa uma afirmação, o professor de Biologia Aluizio Caffé, do curso pré-vestibular Gaia, indica que algumas proposições podem gerar dúvidas, mas que os erros costumam ser bem explícitos.

Não é comum se encontrar "pegadinhas" nessa prova. O aluno precisa conhecer todos os assuntos de ensino fundamental e médio, já que o conteúdo cobrado é bastante abrangente. É comum que apareça uma questão de Ecologia — que pode ser sobre teia alimentar, alterações ambientais, sucessão ecológica, entre outros assuntos. Em genética, podem ser cobradas a 1ª ou a 2ª Lei de Mendel, grupos sanguíneos e heranças sexuais. Também são frequentes questões de botânica e parasitoses.

Química
O professor Carlos Rossoni classifica a prova de Química da Udesc como previsível e de nível de fácil a médio em comparação com a maioria dos vestibulares do país. De acordo com Rossoni, as questões são objetivas e tradicionais, não são temáticas, como no Enem, e mesmo que venham com contextualização, raramente exigem interpretação do candidato. Nisso, ele observa, a prova se assemelha à da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A prova é bem distribuída, aborda conteúdo diversificado, mas os assuntos que mais caem são tabela periódica e estrutura atômica (uma questão por prova de ligações químicas e de estequiometria). Outra questão "garantida" é que exige conhecimento sobre química orgânica — nos últimos sete vestibulares, caíram pelo menos duas questões. Em alguns anos, até mesmo três).

Português/Literatura
O professor de Literatura do curso Gaia, Alencar Schueroff explica que a prova de Português da Udesc é inteiramente baseada nas obras literárias pedidas, e tem um nível de médio a difícil. A leitura dos cinco livros é fundamental. Geralmente, as questões extraem o fragmento de um romance e a partir dele exige conhecimento sobre os personagens, de interpretação de texto, gramática. Interpretação e literatura são mais cobrados. Duas ou três questões da prova, entre 20, são a respeito de épocas literárias — o que a prova da UFSC, por exemplo, não traz.

Apesar disso, a Udesc tem que se aproximado do estilo da UFSC. Já o Sistema Acafe cobra cerca de quatro questões a respeito dos livros de literatura, e o restante são quase sempre de interpretação de textos variados. Nessa reta final, resolver a última prova da Udesc, do concurso de verão, ajuda bastante, já que as obras cobradas permanecem as mesmas.

Redação
A Udesc sempre apresenta três propostas de tema, para que o candidato escolha uma. São todas dissertações e cada proposta possui dois ou três textos de apoio, de gêneros diferentes — pode ser um texto científico de uma revista, o fragmento de um texto literário, um artigo de opinião ou uma música, uma imagem, infográfico ou charge.

Para a professora Ilda Maria Gomes dos Santos, é importante que a redação do estudante tenha coerência com os textos de apoio. Os quesitos de avaliação são, além da coerência com o tema , a coesão — que implica no uso de conectivos, advérbios, e de casar um parágrafo com o outro, trabalhando a ideia de causa e consequência) e o uso da norma culta, a utilização de argumentos e a marca de autoria. O candidato que só trabalha com informação terá uma redação segura, mas que pode ser considerada mais fraca. O texto deve unir opinião e informação.

Para desenvolver sua capacidade de escrever uma boa redação, o estudante tem que estar capacitado com a leitura de bons textos e se manter atualizados. A professora recomenda jornais diários, inclusive editoriais, artigos de opinião de revistas e literatura.
É normal que a Udesc aproxime os temas propostos do interesse dos próprios vestibulandos. Em geral são temas mais fáceis, que façam o aluno se sentir envolvido, como educação, drogas e ecologia. A banca aproveita temas que aparecem nas obras literárias cobradas. Mas o que pode vir a ter destaque na proposta de redação às vezes é um detalhe no enredo do livro.

A professora lembra que já foram cobrados Capitães da Areia em duas propostas e Amar, verbo intransitivo em outra no último concurso. Para o vestibular de inverno que ocorre em julho ela aposta no aprendizado de idiomas para programas como o Ciência sem fronteiras como um possível tema, que teria relação com Amar, verbo intransitivo, em que um jovem da burguesia está aprendendo alemão. Do mesmo livro poderia vir alguma questão de classes sociais, já que o enredo se passa no bairro Higienópolis, em São Paulo, onde recentemente houve um protesto por parte da população (de classe média-alta) para que não fosse construída uma estação de metrô ali próxima. Beijo no asfalto pode gerar um tema sobre o papel da imprensa na sociedade, aproveitando questões atuais como a Comissão da Verdade.

Temas menos prováveis, mas ainda assim possíveis, seriam a formação política da população brasileira, a partir do conto O Secretário, de Ecos no porão, e o messianismo/fragilidade da população, presente em Geração do Deserto.

História
O professor Luiz Antônio Pavellecini classifica a prova de História da Udesc como de nível médio e bastante abrangente, contemplando assuntos de História Antiga à morte da Margareth Thatcher. Apesar de ser ampla, a prova é composta por questões objetivas, com enunciado direto. Não tem caráter muito interpretativo. Quando o enunciado pede que o aluno identifique a incorreta ou avalie as proposições, os erros são bem visíveis. Ainda assim, é preciso saber associar os fatos. O professor recomenda ler as questões com bastante atenção.

O tempo é bem distribuído para se concluir todas as 15 questões. Com frequência aparece nas provas a Era Getúlio Vargas (este ano a Consolidação das Leis Trabalhistas completa 70 anos) e História Moderna (a partir da Revolução Francesa, o que inclui neocolonialismo, I Guerra Mundial, II Guerra Mundial e Guerra Fria). A morte de Hugo Chávez e de Thatcher e a Guerra das Coreias são assuntos fortes de atualidades. A História de Santa Catarina, apesar de estar no programa e de por muitos anos ter sido uma marca nas provas da Udesc, ficou de fora nos dois últimos anos.

Inglês
O professor de inglês Miguel Arcanjo classifica a prova de inglês da Udesc como de nível fácil a médio. Todas as provas são compostas de, no mínimo, dois textos, e no máximo cinco. Apesar de os textos às vezes apresentarem um nível mais alto — especialmente por muitas vezes estarem escritos em inglês arcaico — as questões possuem enunciados objetivos e não vão exigir muito do candidato. Gramática, especialmente tempo verbal e uso de pronomes, também é sempre cobrada.

Uma curiosidade é que esta é a prova de inglês, em todo o Brasil, que mais cobra poemas. Uma dica para os alunos é irem se aquecendo com leituras de textos de veículos de comunicação, como CNN, BBC e revistas como a Times, e dar uma olhada em usos de conjugação em inglês arcaico. Um exemplo: atualmente o verbo HAVE se conjuga "has" para a terceira pessoa do singular (He, She, It). No idioma arcaico, a conjugação é "hath", termo não mais utilizado e que já apareceu em uma prova da Udesc.

Espanhol
A prova de Espanhol da Udesc trabalha mais interpretação de texto do que conhecimento gramatical. Por isso, o professor Samuel Abreu frisa que é muito importante que os candidatos leiam os textos com bastante atenção. Geralmente são dois textos, de revistas ou sites, e às vezes trechos de obras literárias, sempre originais em língua espanhola. O nível de vocabulário exigido não é elevado. Quanto à gramática, são comuns questões que solicitem "como se escreve" um numeral ou como um trecho ou termo pode ser substituído sem perder o sentido original. Os enunciados das questões são bem objetivos e os comandos, diretos. O professor Abreu classifica a prova como tendo nível de fácil a médio.

Física
Segundo o professor Glauber Borba, a prova de Física da Udesc exige bastante trabalho de cálculo do aluno, diferente de muitas universidades, que cobram mais conceitos. Por esse motivo e por contemplar muitos conteúdos, caracteriza-se como uma prova pesada, mas bem feita, de nível médio a difícil. Em comparação com outras provas em Santa Catarina, a Udesc tem cobrado muito Física Moderna (efeito fotoelétrico, relatividade restrita, radiação de corpo negro e átomo de Bohr).

É possível que caia cinemática, por causa da aproximação da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Gravitação universal e eletromagnetismo são assuntos que sempre aparecem.

Geografia
Com questões bastante objetivas, a prova de Geografia apresenta nível de dificuldade de médio para fácil, opina o professor Josemir Cunha. Cerca de 60% ou 70% das questões abordam conteúdo de Geografia geopolítica, e o restante é geografia física. 20% do total aborda assuntos regionais, e duas ou três questões são de atualidades — com enunciados também mais diretos, sem muita interpretação e reflexão.

O professor Cunha aponta como grandes apostas para o vestibular de inverno: a região nordeste de Santa Catarina, por causa da instalação da montadora BMW no município de Araquari; as fontes de energia no Brasil — o que envolve também o pré-sal e o PAC; a crise econômica mundial, principalmente em países europeus, e seu reflexo no Brasil; as mudanças recentes no Mercosul, provocadas, entre outros motivos, pelo impeachment do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, no ano passado; a tensão entre as Coreias e a situação no Oriente, principalmente nos países da Primavera Árabe e em especial na Síria.

Matemática
O professor Ricardo Silveira da Silva analisa que há alguns anos a prova de Matemática da UDESC mantém um padrão "conteudista", sendo extensa e trabalhosa e exigindo paciência e raciocínio apurado dos candidatos. Um dos maiores "inimigos" do aluno é exatamente o tempo para a resolução das questões. Praticamente todos os conteúdos são cobrados numa prova com 15 questões, e às vezes numa mesma questão são contemplados dois ou mais assuntos que exigem conhecimento aprofundado.

Tópicos que vem sendo bastante cobrados são as Propriedades de Determinantes, Matriz inversa com a condição para que ela existe, cálculo do volume de sólidos, relações de Girard e problemas de cálculo combinatório (permutação, arranjos e combinações).

DIÁRIO CATARINENSE
Daniel Conzi / Agencia RBS

George Ludygensky ficou bem classificado no último concurso da Udesc e avalia a prova da instituição como leve
Foto:  Daniel Conzi  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.