clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 11/06/2013 15h02min

Técnicas de Feng Shui podem ajudar quem estuda para o vestibular

As disposição dos móveis no quarto do estudante efeta a sensação de organização e a concentração

Durante a preparação para o vestibular você não vai enfrentar apenas muito conteúdo e horas de estudo. A ansiedade provocada pela preocupação com a conquista da vaga pode trazer sentimentos negativos, como o de frustração. Se o seu equilíbrio emocional está um pouco alterado por causa do estresse, talvez seja o momento de refletir e optar por uma relação diferente com os livros, com a sua mesa de estudos, seu quarto e todo o ambiente onde você está inserido no dia a dia.

O Feng Shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, pode ajudar nessa missão. O professor de metafísica oriental com ênfase em Feng Shui clássico e cosmologia chinesa, Luiz Carlos Akira, gosta de definir esta técnica como mais que uma ciência e uma arte, uma ética ecológica de conexão com a natureza. Ele sugere algumas pequenas mudanças que você pode fazer para alcançar mais harmonia e equilíbrio e, assim, fazer seus estudos renderem mais e estar bem no dia das provas.

De dentro

O Feng Shui não terá resultados se você não refletir sobre as mudanças de que precisa e se esforçar para alcançá-las. De acordo com a primeira escola do Feng Shui, chamada de Banzhai ou Oito Palácios, o primeiro passo é identificar o que está te prejudicando e o que poderia te fazer sentir melhor.

— O Feng Shui não vai te mudar. Ele vem para te despertar, para que você faça uma releitura da sua vida e mude a partir daí explica Akira. Uma mesa de estudos bagunçada, por exemplo, indica que o estudante, muito provavelmente, também está "bagunçado". A influência do ambiente é mútua. Se vibramos e escolhemos direções negativas, isso retorna e nos afeta.

Mão na massa

O Feng Shui identifica, dentro de um ambiente, quais áreas e direções energéticas ajudam aquela pessoa em especial. Isso é feito a partir do ano de nascimento. Um jovem que nasceu em 1996, e hoje tem 16 ou 17 anos, tem suas direções magnéticas situadas entre os graus 127,5º e 142,5º, e 277,5º e 292,5º da bússola.

- Coloque sua cama com a cabeceira voltada para o intervalo entre 127,5º e 142º
- A mesa de estudos fica de frente para o intervalo 277,5º - 292,5º
- Uma técnica oriental que não é Feng Shui, mas que pode ser utilizada como complemento, recomenda que, enquanto você estiver estudando, à sua frente exista uma janela com visão para um ambiente amplo, ou mesmo uma imagem que dê essa sensação — pode ser um quadro de uma janela ou com alguma imagem que te faça sentir bem, que seja lúdica, poética e positiva. O que não pode é ficar virado para uma parede sem nada. A visão de amplitude é benéfica mentalmente. Quando você parar por alguns minutos para pensar, é melhor olhar para um ambiente amplo ou para algo que te tranquilize.
- Decore o seu quarto de forma a deixá-lo confortável e agradável para você. Akira só recomenda evitar painéis ou fotos que sugiram agressividade. Você pode colocar plantas no quarto, mas isso, por si só, não vai influenciar no seu bem-estar.

Ao ar livre
O contato com a natureza no dia a dia é muito importante. De vez em quando, visite uma praia ou um parque e fique em silêncio consigo mesmo, não pense em nada e muito menos no vestibular!

DIÁRIO CATARINENSE
Lívia Stumpf / Agencia RBS

Ter uma janela ou espaço amplo em frente à mesa de estudos é importante
Foto:  Lívia Stumpf  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.