clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 10/06/2013 14h38min

Escola de Curitiba cria "Saladômetro" e estimula hábitos saudáveis de alimentação entre os alunos

Objetivo do projeto é melhorar as escolhas alimentares dos alunos e aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes todos os dias

Comer frutas, verduras e legumes é uma verdadeira missão para muitas crianças. Mas, para os alunos da Escola Municipal João Cruciani, em Curitiba, a ingestão destes alimentos virou uma grande diversão. Eles estão participando do projeto “Saladômetro”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. O objetivo do projeto, que também estimula uma competição saudável e pedagógica entre os estudantes, é o de aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes nas escolas e unidades de educação integral.

De acordo com a nutricionista Liziane Rodrigues, ao final de cada refeição, as crianças recebem um selo para ser colocado em um painel, que sinaliza quando elas comem a salada e os vegetais servidos na escola. Pontuando neste gráfico, as crianças aprendem brincando a importância de fazer escolhas saudáveis quando o assunto é alimentação.

No final do bimestre, quem tiver o maior número de selos colados é aquele que melhor se alimentou. Além de estimular hábitos saudáveis de alimentação, o projeto ainda reduz o desperdício de alimentos altamente nutritivos durante os almoços na escola. Os alunos que participam receberão no final da atividade legumes e livros de receitas saudáveis como premiação e incentivo à continuidade da boa alimentação também em casa.

“O prêmio maior do Saladômetro é a saúde e os bons hábitos alimentares adquiridos com o projeto. Vale lembrar que os prêmios são troféus baseados em metáforas encontradas no Livro Saladinha de Queixas da autora Tatiana Belinky. Cada troféu servirá como incentivo para que as famílias conheçam o projeto e deem continuidade às ações também em casa”, acrescenta Liziane.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação o projeto começa a ser expandido a partir do segundo semestre deste ano até alcançar a totalidade das unidades de educação integral na Rede Municipal de Ensino, envolvendo uma média de 6 mil estudantes.

Divulgação / 


Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.