Ensino Superior | 10/06/2013 14h41min
A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições têm início nesta segunda-feira, 10 de junho, não oferece vagas em instituições localizadas em Santa Catarina. As duas instituições no Estado que participam do sistema, o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), oferecem vagas pelo Sisu apenas no início do ano.
O período de inscrições iniciado hoje vai até o fim da semana, no dia 14 de junho. Podem se inscrever, gratuitamente, no portal do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/), os estudantes que tenham participado da edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 e que não tenham zerado a redação.
Nesta edição são oferecidas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições de Ensino Superior. A lista completa já está disponível no site do Sisu. Por meio do sistema, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de Ensino Superior.
A seleção funciona como uma espécie de leilão, em que o resultado no Enem é o lance feito. O ingresso de um estudante vai depender da pontuação no exame e do rendimento de outros candidatos à mesma vaga. Os interessados poderão se inscrever em até duas opções de vaga e especificar sua ordem de preferência. O candidato precisa especificar também se concorre a vagas destinadas à ampla concorrência ou a políticas de ações afirmativas.
Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar as opções feitas. A inscrição no programa não impede que o estudante realize vestibulares. O edital, publicado no dia 3 de maio, traz informações sobre critérios de desempate e matrículas nas instituições de ensino para os selecionados.
A primeira chamada dos classificados está marcada para o dia 17 de junho, e a segunda para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada estão marcadas para os dias 21, 24 e 25 de junho, e as da segunda chamada para 5, 8 e 9 de julho.
Na próxima edição do Sisu, para o ingresso no início de 2014, em Santa Catarina, além do IFC, que deve manter em 50% a reserva de vagas para o sistema, e do IFSC, que também reserva 50% (com chance de aumentar para 70%), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) também passa a oferecer vagas através do sistema. Estão previstas 380 vagas para o primeiro semestre de 2014. O anúncio da Udesc sobre a adesão ao Sisu foi feito em março deste ano.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) ainda debatem a adesão ao sistema.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.