clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 04/06/2013 10h13min

Próximo vestibular da UFSM terá renovação nas leituras obrigatórias

A maior mudança é para aqueles que farão a prova do Processo Seriado 3

Manuela Vasconcellos  |  manuela.vasconcellos@diariosm.com.br

Aqueles que pensam que os livros servem somente para transportar o leitor a um mundo de fantasia estão enganados. Eles também podem garantir vaga em uma instituição de Ensino Superior. No Vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 15 títulos figuram entre as leituras mínimas obrigatórias para quem quer se dar bem na prova. Dessas, 12 são diferentes das cobradas no concurso anterior. As provas serão aplicadas de 6 a 8 de dezembro. As inscrições para o vestibular começam em 1º de julho.

>>> O que o vestibulando deve ler

A maior mudança é para aqueles que farão a prova do Processo Seriado 3 (PS3). Todas as seis obras são inéditas no concurso. O destaque fica por conta das literaturas mais recentes, como Calabar, O Elogio da Traição, de Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra. Contudo, a professora Luciane Ribas de Andrade, do Riachuelo Pré-Vestibular, enfatiza que a atenção do aluno deve se dar na seleção de poemas de Ítalo Mariconi.

– É uma heterogeneidade muito grande porque a UFSM não especificou os autores. Os poetas estão inseridos em escolas literárias, e cada um tem características diferentes. Só aí é uma gama de possibilidades que podem ser cobradas na prova, e isso inquieta os alunos – explica.

Conforme a assessora pedagógica da Comissão Permanente do Vestibular, Liliana Soares Ferreira, todos os títulos constam na lista da Coperves.

– As obras foram selecionadas porque uma rotatividade de obras é interessante, na medida em que possibilita a ampliação do repertório de leitura dos estudantes. O motivo para a entrada dessas obras literárias, ou mesmo de seus autores, tem a ver com a grande quantidade de títulos produzidos em nossa literatura e a importância de circularem, de serem lidos, compreendidos e debatidos no Ensino Médio – explica.

A lista de obras indicadas pela UFSM é válida pelo menos até 2015. Porém, se a Coperves entender que há necessidade de mudança, a relação poderá ser novamente discutida.

Programa-Referência 2013 traz novos autores

No ano passado, a lista das leituras mínimas obrigatórias da UFSM trazia 14 obras. Neste ano, há o aumento de uma obra no PS3, conforme o Programa-Referência 2013, que passa a nortear as questões do vestibular.

Conforme Martina Schaedler, professora do Riachuelo Pré-Vestibular, na relação das obras do PS2, a seleção de poemas românticos organizada por Alexei Bueno foi a única obra mantida pela UFSM entre suas indicações. Porém, há alterações. Dos 14 autores da seleção, apenas três serão cobrados: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves.

Outra adaptação é no PS1. Segundo a professora Ana Paula Betega, do Riachuelo Pré-Vestibular, O Uraguai seguidamente é indicado pela UFSM como leitura mínima obrigatória. Porém, era solicitada apenas a leitura dos cantos 1, 2 e 3. Para este ano, todos os cantos da obra estão indicados.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.