clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo  | 04/06/2013 09h37min

Saiba como escrever um relato para o Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo

Dicas simples ajudam em ações que abrem portas para entender o mundo

Ter um bom projeto é o primeiro passo para receber um reconhecimento. A maneira de apresentá-lo é o segundo. Por isso, antes de fazer a inscrição ao 1º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, veja dicas sobre como mostrar práticas que incentivam a leitura.

Coordenadora de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Beatriz Cortese diz que um bom relato sobre mediação de leitura detalha o desenvolvimento do trabalho:

– É importante contextualizar quem é o grupo que experimenta a situação de mediação (repertório, conhecimentos e experiências anteriores, o que pensam do ato de ler) e em qual situação.

As ações do mediador também precisam ser descritas: como apresenta o texto, como dialoga com as interferências dos participantes, o que propõem como reflexão e como acolhem as várias leituras possíveis de um texto.

A escritora Cíntia Moscovich sugere que, depois que o texto for escrito, uma ou mais pessoas – de preferência de fora – revisem e apontem o que pode ser melhorado. Outra estratégia é reescrevê-lo várias vezes:

– Os julgadores não são obrigados a “adivinhar” o que se quer dizer.

Marcel Citro, juiz e escritor, salienta três pontos essenciais para a elaboração de um texto: utilizar um gancho para atrair a atenção do leitor, escrever de forma concisa e escolher as palavras que simbolizam com exatidão determinado fato ou pensamento.

– Antes de escrever, faço um sumário do que vou desenvolver. Coloco o que tenho de dizer, por exemplo, em 200 caracteres. Depois, a partir das ideias principais, vou expandindo – relata Citro, autor de Outonos de Fogo.

A seleção das iniciativas será feita por especialistas que, a partir dos relatos, elegerão nove finalistas no Rio Grande do Sul e nove em Santa Catarina. Mais do que reconhecer trabalhos bem-sucedidos, a ideia é fazer com que boas práticas sejam divididas e replicadas em sala de aula.

Tadeu Vilani / Agencia RBS

Primeira edição do Prêmio RBS de Educação recebe inscrições até 14 de julho
Foto:  Tadeu Vilani  /  Agencia RBS


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.