clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 03/06/2013 19h54min

Museus são alternativa diferenciada e lúdica de estudar para o Vestibular

Confira alguns museus de SC e do Brasil que merecem visitação

camila.penha@diario.com.br

Por trás das esculturas, cartas e mapas antigos, abrigados em um museu, podem estar a inspiração para a sua próxima redação de vestibular ou uma dica para se responder a uma questão de história. Nem sempre a fórmula tradicional de listas de exercícios, simulados e leituras é a ideal para se preparar para as provas. Às vezes são os métodos mais diferentes que podem ajudar a entender ou a gostar mais de algum assunto.

A aspirante a historiadora Manuela Salvador Frederico, 18 anos, reforça que o visual dos museus contribui para a fixação do conteúdo. Durante uma visita ao Museu Histórico Municipal de São José, feita a convite do Vestibular, Manuela viu desde utensílios domésticos utilizados pela sociedade são josefense nas décadas iniciais do século 20, peças indígenas encontradas na região e até mesmo uma espada de Dom Pedro II deixada aqui em uma visita que o imperador e a imperatriz Thereza Cristina fizeram em 1845.

A estudante fez questão de tocar nas peças em exposição que lhe saltavam aos olhos e de fazer perguntas ao guia Rodrigo de Souza Fagundes, historiador licenciado pela Universidade Estadual de SC (Udesc) e estudante de Museologia na Universidade Federal de SC (UFSC).

 
Foto: Charles Guerra/Agência RBS

— É incrível perceber que uma coisa que você só tinha visto em livros existe de verdade. Eu consigo "holografar" e me transportar para aquela época — diz a estudante, entusiasmada.

O historiador Rodrigo Fagundes, que também é professor, conta que os alunos mais novos, da primeira à quinta série do ensino fundamental, ficam maravilhados e "viajam na imaginação" durante as visitas ao museu. Já os estudantes de séries mais avançadas do ensino fundamental e do ensino médio, se interessam menos.

Mas nem sempre é assim. O professor de história e atualidades Alan Ghedini surpreendeu-se com o interesse dos vestibulandos durante uma visita ao Museu Egípcio Itinerante em São José, na Grande Florianópolis, no ano passado.

A exposição esteve aberta para visitação entre março e abril de 2012 no Shopping Itaguaçu, em São José e, mesmo com a excursão agendada para um sábado de manhã, muitos estudantes apareceram para ver as réplicas de sarcófagos, estátuas e papiros e assistir ao show de luzes que simulava diálogos entre deuses da mitologia egípcia.

— A visita transformou o conteúdo dado em sala de aula em algo visual, mais lúdico e divertido, e que também tem um efeito pedagógico muito bom. Eles ficaram bem mais interessados no assunto — relata Ghedini.

Museus para que te quero

A professora do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Renata Padilha, não tem dúvidas de que as peças de museus contribuem para o aprendizado, seja de vestibulando ou não. Para ela, qualquer museu pode trazer conhecimento, e isso inclui espaços que trabalham as ciências exatas e biológicas, como, por exemplo, o Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre.

Outros exemplos são o Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista, e o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de SC. Em Santa Catarina, também existem diversos museus ligados à imigração e colonização europeia, processo marcante no Estado. Um exemplo é o Museu Nacional de Colonização e Imigração de Joinville, no Norte do Estado.

— Talvez antes de levarmos os alunos, seja necessário motivar os professores, que muitas vezes não têm, eles mesmos, o hábito de visitar museus — instiga a museóloga.

Renata recomenda que os professores preparem os alunos antes de realizar a visita a um museu, adiantando o conteúdo em sala, para aumentar o interesse. Solicitar uma atividade ou problematizar algum aspecto do que foi visto também estimula a percepção dos estudantes.

A necessidade de um mediador varia de cada grupo. O ideal é que o professor entre em contato com o museólogo responsável e explique o foco da visita. Se o mediador estiver presente, o melhor é que ele estabeleça o contato entre o público e os objetos sem interferir no olhar dos visitantes, incentivando que eles pensem.

Opções de museus

Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa - Florianópolis, SC
O prédio é patrimônio histórico de SC e o acervo permanente é composto por objetos diretamente ligados à história política do Estado.
Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábado e domingo das 10h às 16h. Telefone: (48) 3028-8091 / 3028-8092.

Museu Victor Meirelles - Florianópolis, SC
O imóvel construído entre os séculos XVIII e XIX, onde o pintor catarinense Victor Meirelles de Lima viveu até os 14 anos, é patrimônio histórico e artístico e comporta obras desse que é um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX, autor de A Primeira Missa no Brasil e Batalha dos Guararapes.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, das 10h às 14h.
Telefone: (48) 3222-0692.

Museu Histórico Municipal de São José - São José, SC
No acervo estão porcelanas, armamentos, mobiliários. Também traz instrumentos de grupos indígenas que viviam na região e informações sobre a história política da cidade.
Visitação: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Telefone: (48) 3247-0059 (48) 3259-7932.

Museu Nacional do Mar - São Francisco do Sul, SC
Embarcações originais de todo o país, organizadas por temas e contexto na História do Brasil estão no acervo.
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h.
Telefone: (47) 3444-1868.

Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) - Florianópolis, SC
São mil obras no acervo permanente, de artistas catarinenses como Juarez Machado a nacionais, como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Burle Marx.
Visitação: terça a sábado, das 10h às 20h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Telefone: (48) 39532319.

Museu Arqueológico de Sambaqui - Joinville, SC
Vestígios de sambaquis e sítios arqueológicos encontrados na cidade registram a presença dos primeiros habitantes da região.
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.
Telefone: (47) 3433-0114 / (47) 3433-1162.

Museu Nacional de Colonização e Imigração - Joinville, SC
Cinco mil peças, entre mobílias, teares, máquinas de escrever e carruagens registram a memória da imigração e colonização do sul do país.
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.
Telefone: (47) 3433-3736.

Museu Histórico e Antropológico do Contestado - Caçador, SC
O museu exibe peças da cultura indígena, da ferrovia, do povoamento e da colonização da região, além de utensílios da Guerra do Contestado.
Visitação: terça a domingo, das 14h às 18h.
Telefone: (49) 3563-0936.

Museu do Homem do Sambaqui - Florianópolis, SC
Possui coleções de esqueletos que datam de até mil anos atrás, cerâmicas e instrumentos indígenas, animais e moluscos que viveram na região litorânea de Santa Catarina. O museu tem ainda uma coleção de moedas e de outra de vestes religiosas. Visitação: Segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.
Telefone: (48) 3251-1516.

Ecomuseu Ribeirão da Ilha - Florianópolis, SC
Possui acervo ligado à colonização açoriana de Florianópolis e do Ribeirão da ilha, em especial.
Visitação: terça e quinta-feira, das 9h às 18h.
Telefone: (48) 3237-8148

Museu Oceanográfico da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) - Piçarras, SC
Possui uma exposição dividida em áreas temáticas, como formação dos oceanos, paleontologia, invertebrados marinhos, peixes ósseos e cartilaginosos, entre outros, e uma coleção da fauna marinha brasileira aberta apenas a especialistas.
Telefone: (47) 32611287

Museu Anita Garibaldi - Joinville, SC
Funciona no prédio das antigas Cadeia Pública e Câmara Legislativa Munucipal, onde foi assinada e proclamada a República Juliana, em 1839. Conserva peças ligadas ao episódio, como armas e mobiliário, e é dedicado a uma de suas protagonistas, Anita Garibaldi. 
Telefone: (48) 3646-2542

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS - Porto Alegre, RS
Possui uma exposição permanente com cerca de 700 equipamentos interativos, de áreas como física e química.
Visitação: terça a sexta, das 9h às 17h. Sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h. Telefone: (51) 33203521.

Museu da Língua Portuguesa - São Paulo, SP
É composto por instalações interativas, como uma galeria com projeções de vídeos e uma sala com jogo da origem das palavras.
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h).
Telefone: (11) 33220080.

Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro, RJ
O acervo tem mais de 348 mil itens, entre os quais está a maior coleção de moedas da América Latina.
Visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Telefone: (21) 25509220.

Instituto Butantan - São Paulo, SP
É um dos centros de pesquisa biomédica mais importantes do mundo. Possui quatro museus: o Biológico, o Histórico, o de Microbiologia e o Emílio Ribas.
Visitação: terça a domingo, das 9h às 16h30.
Telefone: (11) 26279536

Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ O mais antigo museu do Brasil reúne os maiores acervos científicos da América Latina, incluindo peças de arqueologia e arqueologia biológica, etnologia, geologia, zoologia e paleontologia.
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 16h.
Telefone: (21) 25626900 

Espaço Ciência Viva - Rio de Janeiro, RJ
É o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil. Disponibiliza experimentos simples e lúdicos, nos quais os visitantes podem mexer, das áreas de Física, Matemática, Biologia, Sexualidade, Astronomia e Música. O museu promove ainda atividades com temáticas específicas.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h.
Telefone: (21) 22040599

Escola da Ciência - Física - Vitória, ES
O visitante encontra cerca de 40 instrumentos científicos interativos, lúdicos e divertidos que descomplicam a Física. Os estudantes terão contato com princípios como inércia, transformação de energia, propagação do sim, gravitação, entre outros.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Telefone: (27) 32333556.

CAMILA PENHA
Charles Guerra / Agencia RBS

A estudante Manuela Frederico visitou o Museu Histórico de São José a convite do Caderno Vestibular
Foto:  Charles Guerra  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.