Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo | 02/06/2013 11h50min
Aos 10 anos Leonardo Roani lançou o primeiro livro, O Pequeno Sonhador. Aos 19, publicou quatro obras e participou de duas antologias da Associação Chapecoense de Escritores (Ache). O gosto pela escrita é herança da mãe, Inês Roani, que também é escritora e já publicou 13 livros e duas coletâneas.
Não foi genética. Leonardo, adotado por Inês, formou-se pelo exemplo da mãe e seguiu o caminho das letras. Inês é natural de Carazinho (RS). Em 1979, publicou o primeiro livro: Quando o Verão Chegar.
Quanto Leonardo tinha três anos, Inês se separou do marido. Sustentando-se com a venda das obras, ela levou o menino a conviver com outros escritores, feiras e pilhas de livros.
— Foi espontâneo, um belo dia, com sete anos, ele me mostrou uma poesia — lembra.
Da habilidade com as palavras, um salto para os cálculos. Leonardo estuda Engenharia Civil:
— A intimidade com as letras ajuda a compreender e interpretar os problemas da Engenharia — defende.
O jovem diz que não deixará de escrever. Inês também pensa em novos livros, porque educação transforma sonhos em realidade.
Divulgue uma boa iniciativa
Para reconhecer boas práticas de educação, que incentivem a leitura, o Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho lançaram o Prêmio RBS de Educação — Para Entender o Mundo. O tema do concurso é mediação de leitura, ou seja, uma forma criativa de fazer a ponte ente o texto e os leitores.
Leonardo e a mãe: companheiros em casa, na profissão, e no prazer do encontro com os livros
Foto:
Sirli Freitas
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.