clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/05/2013 13h28min

Conheça as características do vestibular da UFSM

Na avaliação de professores, processo seletivo da federal de Santa Maria tem personalidade própria

O vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresenta particularidades marcantes quando comparado a outros concursos, como a da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aplicadas em três dias, as provas têm característica interdisciplinar: uma mesma tabela poderá ser usada para uma questão de matemática e geografia, por exemplo. Confira dicas para enfrentar o concurso, marcado para dezembro.

Estude filosofia

O vestibular da UFSM costuma trazer provas temáticas, diferente do Enem, que apresenta testes contextualizados. De acordo com a professora de redação do Grupo Unificado Luísa Canella, a UFSM tem personalidade própria e se caracteriza por exigir matérias não cobradas em outros concursos, como filosofia. Seu colega Ênio Kaufmann, que leciona física, entende que o foco das questões é similar ao da UFRGS:

— As provas da UFSM também têm um enfoque que valoriza o raciocínio, evitando a decoreba.

O vestibular da UFSM traz questões que envolvem conhecimentos de filosofia, que são capazes de derrubar o desempenho de um candidato bem preparado para matérias tradicionais, mas desprevenido. O Programa-Referência é o documento que apresenta noções dos conteúdos e de como as disciplinas serão cobradas.

Exemplos de 2012

Filosofia: a questão 52 da terceira prova (PS3) do ano passado abordava conceitos relacionados à generosidade e seus efeitos na sociedade, conforme os pensadores Leonardo Boff, Platão e Rousseau. A pergunta trazia três afirmações, e o aluno tinha de identificar quais estavam corretas, com base no enunciado — que trazia as visões dos três filósofos sobre o tema.

Outras questões: havia, ainda, outras sete questões de filosofia (02, 06, 36, 37, 44, 46 e 49). Todas seguiam o modelo com três assertivas, em que o vestibulando devia apontar as corretas, com base em ideias apresentadas em um texto preliminar.

Mais pensadores: além de Boff, Platão e Rousseau, a prova — cuja temática era sustentabilidade — também mencionava os pensadores André Comte-Sponville, Thomas Hobbes, Arne Naess, George Sessions e Immanuel Kant.

Processo seletivo seriado

Quem ainda está no 1º ano do EM pode começar sua participação ao fim do período letivo, fazendo apenas a prova do primeiro dia (PS1). No ano seguinte, ele deverá fazer apenas a prova correspondente ao 2º ano do EM, no segundo dia (PS2). Ao fim do terceiro ano, faz a prova final, com a redação, aplicada no terceiro dia de vestibular (PS3).

Quem já concluiu o EM sem fazer nenhuma das provas seriadas cumpre o cronograma integral, com as três em sequência.

Preste atenção

> Neste ano, serão cobradas três novas disciplinas na PS1: geografia, história e filosofia.

Como usar o Enem

O edital do concurso prevê a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor 20% da nota final do vestibular. Contudo, a inclusão do Enem somente ocorre se o Ministério da Educação (MEC) enviar o resultado para a UFSM até 27 de dezembro. No ano passado, por exemplo, não houve tempo hábil, e o desempenho no vestibular representou 100% da nota final.

Preste atenção

> Quem não se inscrever com a nota do Enem de 2011, 2012 ou 2013 corre o risco de perder pontos na nota final! Se a UFSM receber a nota do Enem até a data estabelecida no edital (27/12), a pontuação obtida nas provas e na redação do vestibular representará apenas 80% da nota. Isso significa dizer que um aluno que alcançar 200 pontos no vestibular, mas não inscrever a nota do Enem, perderá 20% da nota, ficando, na verdade, com 160 pontos.

Matemática difícil

De acordo com o professor de matemática Gustavo Reis, o nível médio das questões costuma ser mais alto do que o das provas de matemática da UFRGS.

— A prova de matemática da UFSM se compara, em grau de exigência, com a da Universidade de Passo Fundo. São duas das mais difíceis do Estado.

Sobre o vestibular

Provas: de 6 a 8 de dezembro

Prazo de inscrições: de 1º de julho a 16 de agosto

Valor: R$ 95 para o Processo Único ou R$ 45 por prova seletiva no Seriado

Isenção: alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio, de escola pública ou bolsistas integrais na rede particular não precisam pagar pela inscrição, conforme lei federal

Onde: nos municípios de Alegrete, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Torres (RS), Chapecó (SC) e Cascavel (PR)

Vagas: 4.576

Cotas: 34% das vagas são para estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escola pública e 5% para pessoas com necessidades especiais

ZERO HORA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.