clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 28/05/2013 10h51min

Controlar a ansiedade é essencial durante a preparação para as provas de vestibular

Fazer atividades prazerosas nos intervalos de estudo é uma das dicas para se manter equilibrado

Apesar de indesejada, a ansiedade é frequente na vida dos vestibulandos. Ela vem principalmente das cobranças que os estudantes se impõem e pela própria expectativa de um bom resultado no fim do ano. "Será que vou passar?" e "se eu não conseguir, vou decepcionar meus pais" são pensamentos recorrentes em estudantes ansiosos.

Existem alunos muito inteligentes que não conseguem se concentrar por causa do nervosismo, o que atrapalha o rendimento. Crises de choro não são raras nesses casos. Mas essas situações não devem fazer parte da rotina de preparação para o vestibular. O psiquiatra especialista em crianças e adolescentes Marcelo Calcagno Reinhardt aponta que ter controle sobre suas atividades e horários de estudo é um ótimo agente contra a ansiedade.

Estão ainda entre as recomendações não alimentar pensamentos negativos, nem se cobrar demais. Relacionamos outras dicas do médico para jogar pra longe essa tensão toda, e seguir com tranquilidade até o dia das provas.

Na hora certa
A ansiedade costuma ser resultado da falta de organização. Por isso, faça um quadro com as matérias que você vai estudar, e com os horários para cada uma. Neste quadro podem estar também as coisas legais que você vai fazer depois que tiver terminado de estudar tudo. Estabeleça objetivos que possam ser cumpridos, nada de metas absurdas.

Estabeleça tarefas para curto prazo. Pense mais "vou entender esta matéria de física, que ainda não está clara", e menos "vou fazer 50 exercícios de física em um dia".

Se premie
Toda vez que você conseguir estudar o que havia planejado, se dê pequenas recompensas, como assistir um programa de que se gosta no final do dia. Essas premiações podem animar a se enfrentar até as atividades mais chatas.

Pensamento positivo
Tenha em mente que você é capaz de passar, fique confiante. Não pense que você tem a obrigação de ser aprovado e que, se não conseguir, é um fracassado e vai decepcionar os seus pais. O vestibular é mesmo muito concorrido, e você vai ter outras chances. Recorra a familiares e amigos que possam apoiar você nesta fase.

Pausa valiosa
Não estude demais, de uma vez só. Se o seu HD está sobrecarregado, você pode ter dificuldade de absorver conteúdos. Os intervalos, então, são bons aliados. O tempo de estudo e a quantidade de pausas pode variar de pessoa para pessoa. Em geral, a cada uma hora, deve-se parar por 10 minutinhos. Mas você pode (e deve!) fazer breaks mais longos pelo menos uma vez por dia e até algumas vezes na semana.

Recursos do intervalo
Nos intervalos de estudo, escolha fazer algo de que você goste. Isso exige autoconhecimento. Encontre o que pode ser sua válvula de escape. Deve ser algo relaxante e que não dure muito tempo e nem seja muito estimulante. Senão, você pode acabar querendo prolongar o intervalo e não voltar aos livros. Confira algumas boas opções, que vão exigir tempos variáveis, e outras nem tão boas:

O que é legal
- Faça exercícios físicos, porque eles espantam o sono, ativam a concentração e colocam a ansiedade "pra fora". Mas cuidado! Não se arrisque a fazer um esporte que você não estava acostumado a fazer antes. Ficar cansado demais também não é bom.
- Aproveite para passear com o cachorro.
- Converse com um amigo.
- Escute música ou toque um instrumento.
- Vale até olhar para o teto e não pensar em nada!

O que pode não funcionar
- Assistir programas na televisão ou ficar no computador pode desviar a sua atenção por muito tempo. Lembre-se de que você precisa voltar aos livros.
- Não exagere nas festas. Álcool, nem pensar! Ele prejudica, e muito, o processo de aprendizagem e memorização. Quem gosta de sair, deve apostar na moderação.

DIÁRIO CATARINENSE

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.