clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 24/05/2013 19h40min

Bibliotecária do IFC Camboriú fala sobre participação em feira nos Estados Unidos

Marouva Faqueti e o estudante Sandro Bertelli estiveram na Feira Internacional de Ciência e Engenharia

A bibliotecária Marouva Faqueti e o estudante Sandro Bertelli, do Instituto Federal Catarinense (IFC) — Campus Camboriú, participaram da maior competição pré-universitária do mundo, a Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2013 (Intel Isef). O evento ocorreu em Phoenix (Arizona), nos Estados Unidos.

Orientado por Marouva, Sandro pesquisou a relação do nível de qualidade das fontes de informação online utilizadas por alunos de nível médio. O estudo do catarinense estava entre os 21 projetos brasileiros apresentados no evento, que reuniu 1,5 mil participantes, de mais de 70 países. Marouva relata como foi a experiência.

"Participar da maior Feira pré-universitária Internacional de Ciências e Engenharias (INTEL-ISEF), nos Estados Unidos, foi uma experiência transformadora, tanto para alunos quanto para orientadores da delegação brasileira. Neste ano, mais de 1500 jovens cientistas do mundo expuseram suas pesquisas e concorreram a premiações.

O aluno Sandro Bertelli, do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú, apresentou seu estudo "Pesquisa na web por alunos de iniciação científica júnior: uma análise sobre fontes de informação online utilizadas", no qual pode constatar que a maioria dos estudantes utilizam informações web em seus trabalhos, sem utilizar critérios para fazer uma seleção adequada. Esse resultado é muito importante, pois faz um alerta aos educadores (professores e bibliotecários) para que invistam mais em processos educativos que apoderem os estudantes a realizar busca, seleção de fontes confiáveis, e uso apropriado de informações on-line, adequadas ao contexto de pesquisas técnico-científicas e escolares.

Os alunos, por dominarem o uso da web, acham que o fato de conseguir localizar uma informação já é o suficiente quando na verdade é fundamental ir além disso, ou seja, selecionar de forma criteriosa e usar as informações de forma adequada (fazendo citações e apresentando as referências utilizadas ao final do trabalho).

Sendo assim, o uso da pesquisa como instrumento de ensino-aprendizagem é um recurso valioso no processo de formação, pois possibilita que os jovens conheçam o caminho de como produzir conhecimentos e assim sair da posição de consumidores de informação e se tornarem produtores. Quando o aluno vivencia a experiência de olhar a realidade, identificar problemas, buscar respostas dentro de um rigor metodológico e apresentar resultados que retornem a sociedade com caminhos para a sua melhoria ou transformação ele estará fazendo ciência.

Vale ressaltar aqui, a importância da pesquisa científica começar cedo na vida do aluno. A pesquisa de Sandro, ganhadora de cinco premiações no Brasil, é resultado do valor que o Instituto Federal Catarinense oferece à disciplina de metodologia científica presente já na grade curricular dos cursos técnicos integrados de nível médio."

Marouva Fallgatter Faqueti
Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC

O SOL DIÁRIO
IFC / Divulgação

Marouva Faqueti diz que a experiência foi transformadora
Foto:  IFC  /  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.