Educação Básica | 24/05/2013 19h40min
A bibliotecária Marouva Faqueti e o estudante Sandro Bertelli, do Instituto Federal Catarinense (IFC) — Campus Camboriú, participaram da maior competição pré-universitária do mundo, a Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2013 (Intel Isef). O evento ocorreu em Phoenix (Arizona), nos Estados Unidos.
Orientado por Marouva, Sandro pesquisou a relação do nível de qualidade das fontes de informação online utilizadas por alunos de nível médio. O estudo do catarinense estava entre os 21 projetos brasileiros apresentados no evento, que reuniu 1,5 mil participantes, de mais de 70 países. Marouva relata como foi a experiência.
"Participar da maior Feira pré-universitária Internacional de Ciências e Engenharias (INTEL-ISEF), nos Estados Unidos, foi uma experiência transformadora, tanto para alunos quanto para orientadores da delegação brasileira. Neste ano, mais de 1500 jovens cientistas do mundo expuseram suas pesquisas e concorreram a premiações.
O aluno Sandro Bertelli, do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú, apresentou seu estudo "Pesquisa na web por alunos de iniciação científica júnior: uma análise sobre fontes de informação online utilizadas", no qual pode constatar que a maioria dos estudantes utilizam informações web em seus trabalhos, sem utilizar critérios para fazer uma seleção adequada. Esse resultado é muito importante, pois faz um alerta aos educadores (professores e bibliotecários) para que invistam mais em processos educativos que apoderem os estudantes a realizar busca, seleção de fontes confiáveis, e uso apropriado de informações on-line, adequadas ao contexto de pesquisas técnico-científicas e escolares.
Os alunos, por dominarem o uso da web, acham que o fato de conseguir localizar uma informação já é o suficiente quando na verdade é fundamental ir além disso, ou seja, selecionar de forma criteriosa e usar as informações de forma adequada (fazendo citações e apresentando as referências utilizadas ao final do trabalho).
Sendo assim, o uso da pesquisa como instrumento de ensino-aprendizagem é um recurso valioso no processo de formação, pois possibilita que os jovens conheçam o caminho de como produzir conhecimentos e assim sair da posição de consumidores de informação e se tornarem produtores. Quando o aluno vivencia a experiência de olhar a realidade, identificar problemas, buscar respostas dentro de um rigor metodológico e apresentar resultados que retornem a sociedade com caminhos para a sua melhoria ou transformação ele estará fazendo ciência.
Vale ressaltar aqui, a importância da pesquisa científica começar cedo na vida do aluno. A pesquisa de Sandro, ganhadora de cinco premiações no Brasil, é resultado do valor que o Instituto Federal Catarinense oferece à disciplina de metodologia científica presente já na grade curricular dos cursos técnicos integrados de nível médio."
Marouva Fallgatter Faqueti
Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC
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