clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/05/2013 15h48min

Estudantes estrangeiros elegem Santa Catarina para investir na carreira profissional

UFSC teve um aumento de 35% no número de alunos de graduação de outros países

Karine Wenzel  |  karine.wenzel@diario.com.br

Santa Catarina começa a aparecer no mapa dos estudantes estrangeiros. O número de intercambistas presentes em universidades catarinenses comprovam essa tendência. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu 159 alunos estrangeiros de graduação através de programas de convênios culturais no primeiro semestre deste ano. Para o próximo semestre são esperados 215 alunos, o que representa um aumento de 35%. Os estudantes estão em busca, principalmente, de desenvolvimento profissional.

- Esse crescimento recorde superou nossas expectativas. O principal fator é que os estrangeiros começam a perceber a qualidade das instituições de ensino brasileiras e fazem propaganda positiva lá fora - comenta Elenir Vieira, responsável pelo intercâmbio de estudantes internacionais na UFSC.

Outro fator apontado por Elenir é a crise europeia, que faz com que a maioria dos estudantes de Portugal, Espanha, Alemanha e França se desloquem para o Brasil. Ela lembra que o idioma também posiciona os dois países europeus nas primeiras colocações. Os cursos mais procurados são Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Elétrica.

O doutorando em Engenharia Civil da UFSC Joe Arnaldo Villena Del Carpio, 31 anos, está há quase sete anos em Florianópolis. O engenheiro veio do Peru para realizar um sonho: estudar no exterior. A escolha pela cidade foi influenciado por um amigo da família. A adaptação foi tão grande que o engenheiro nem cogita trocar a capital catarinense por qualquer outro município brasileiro. Villena faz parte do grupo de pesquisa da UFSC Rodovias Verdes e seus planos atuais consistem em terminar o doutorado e buscar um emprego no Brasil.

- É um país que está crescendo muito e faltam engenheiros. Gostaria de ficar e fazer parte desse desenvolvimento - avalia Villena, que agora conta com a companhia do irmão que há cerca de um ano veio a Florianópolis para estudar na UFSC.

A Universidade do Vale do Itajaí, ainda que em uma escala menor, também tem apresentado crescimento no número de estudantes estrangeiros. Em 2012, a Univali recebeu 28 intercambistas em cursos de graduação, um acréscimo de 10% em relação ao ano anterior. Os cursos mais procurados são Oceanografia e Relações Internacionais.

::Como se inscrever

Os acadêmicos de graduação estrangeiros que tenham interesse em participar de algum programa de intercâmbio em Santa Catarina podem acessar os sites www.univali.br/intercambio ou www.sinter.ufsc.br

É importante verificar se as universidades têm convênio com a instituição de origem

Depois é só seguir os procedimentos descritos no site (tem versão em inglês e espanhol)

DIÁRIO CATARINENSE
Flávio Neves / Agencia RBS

O engenheiro Joe Villena Del Carpio veio a Florianópolis para cursar um doutorado na área
Foto:  Flávio Neves  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

24/05/2013 15h31min
Estudantes belgas vêm ao Estado para fazer estágio motivados pelo interesse econômico e padrão de vida

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.