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Educação Básica  | 23/05/2013 06h05min

Dados apontam que 20% dos professores da Educação Básica não têm Ensino Superior

Informação foi divulgada em anuário sobre o tema do movimento Todos Pela Educação

Kamila Almeida  |  kamila.almeida@zerohora.com.br

Dezessete anos depois de a legislação sugerir que todos os professores da Educação Básica tivessem o Ensino Superior no Brasil, 25,91% dos docentes ainda lecionam sem atingir o objetivo. No Rio Grande do Sul, o número é um pouco menor: 20%.

Os dados, divulgados nesta quarta-feira, fazem parte da 2ª edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica, publicação feita pelo movimento Todos Pela Educação, que reúne indicadores educacionais de todo o país. Neste ano, o documento foi organizado de acordo com os temas das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Senado há mais de dois anos. No projeto inicial, que teria vigência a partir de 2011, o prazo para que a meta de todos os professores com graduação fosse atingida era 2020.

Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, afirma que apesar de parecer uma realidade distante, o Brasil vem em uma trajetória ascendente, visto que essa obrigatoriedade passou a existir a partir de 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

– Acho que o grande desafio não é cumprir a meta. O que falta é a qualidade da formação. Durante muito tempo as universidades formaram teóricos e pensadores desta educação de qualidade e não os futuros professores propriamente ditos – disse Priscila.

A coordenadora das Licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Umbelina Maria Duarte Barreto, também acredita que será possível cumprir com a meta e cita o EAD, educação à distância, como facilitador desse processo. Quanto à qualidade da formação dos docentes, Umbelina é mais otimista:

– A vocação inicial das universidades é acadêmica mesmo, mas houve uma articulação ao longo dos anos com o ensino aplicado, de se voltar para sala de aula.

No Estado, a rede estadual de ensino apresenta um cenário mais favorável. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 96,9% dos docentes têm nível superior. Rosa Mosna, assessora técnica da Seduc, conta que uma das estratégias do governo é incentivar esta formação com uma bolsa-auxílio permanente de R$ 200:

– O curso é gratuito e o dinheiro serve para ajudar no custeio de apostilas, por exemplo. Acreditamos que este residual que ainda não ingressou no nível superior são aquelas pessoas que estão para se aposentar.

>> Baixe a edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2013

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