Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo | 23/05/2013 05h01min
Didático, rápido e atraente. Assim é o curso online do Prêmio RBS de Educação. Com o slogan Para Entender o Mundo, o prêmio vai divulgar e valorizar iniciativas que incentivam a leitura nas salas de aula ou em projetos comunitários.
Até o encerramento das inscrições, em 14 de julho, fica disponível gratuitamente a todos os interessados uma aula online sobre como se tornar um bom mediador de leitura - ou seja, alguém capaz de fazer uma ponte entre o texto e o leitor.
No site www.premiorbsdeeducacao.com.br , são compartilhadas boas práticas e dicas sobre como ajudar a tornar a palavra escrita mais interessante para o aluno. O curso é gratuito e não exige pré-requisitos. O interessado não é obrigado a concluir o curso de uma só vez e pode acessar apenas os tópicos de interesse. De forma interativa, repleta de vídeos, as aulas mostram o que é leitura, qual é o papel do mediador e como se preparar para se tornar um bom auxiliar de leitura.
- A intenção é desenvolver estratégias de mediação mais eficientes para aproximar o leitor do texto, e para que ele desenvolva uma autonomia da leitura cada vez maior. O curso permite diferentes níveis de aprofundamento e diferentes percursos de aprendizagem - explica Bia Cortese, coordenadora de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), responsável pelo apoio técnico do concurso.
Depois de finalizado o curso, o participante terá aprendido técnicas para melhorar suas práticas de mediação de leitura, além de dicas para montar o relato e assim concorrer à premiação. Outros interessados também podem acessar e tentar aplicar no cotidiano dicas simples, como os pais que leem para o filho antes de dormir.
A atividade
O curso está disponível gratuitamente até 14 de julho
> Relatos de experiências que podem ajudá-lo a encontrar a melhor forma de desenvolver apoio à leitura.
Quanto custa?
> O curso online pode ser acessado gratuitamente no site www.premiorbsdeeducacao.com.br
Sobre o prêmio
Qual é o prazo? Até 14 de julho.
Onde se inscrever? No site do prêmio , onde também está o regulamento.
Quais são as categorias? Professor de escola pública, professor de escola privada e projeto comunitário.
Quem pode participar? Professores e educadores que desenvolvam práticas de mediação de leitura. A premiação não se restringe a projetos nas disciplinas de português e literatura, já que as habilidades leitoras também são fundamentais nas áreas de matemática e ciências, entre outras.Os interessados devem elaborar um relato que tenha como tema as práticas de ensino de leitura.
Como será a seleção? A Comissão Julgadora será formada por especialistas. Após avaliação dos relatos, que devem ser submetidos no site do prêmio, a comissão elegerá três finalistas para cada uma das categorias, no RS e SC.
O valor do prêmio? R$ 155 mil, distribuídos entre finalistas dos dois Estados.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.