clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 17/05/2013 11h22min

Ortopedista dá dicas de postura para estudar melhor e evitar dores

Iluminação certa e boa postura são elementos-chaves para que as horas de leitura possam render

Não basta vontade para aprender. É preciso que o ambiente conspire a favor dos vestibulandos. Iluminação certa e boa postura são elementos-chaves para que as horas de leitura possam render. Ler na cama ou no sofá pode ser muito prejudicial, apesar de passar a sensação de conforto. Além do mais, é um atrativo para a preguiça.

O ortopedista André Luiz Fernandes Andújas, especialista em cirurgia da coluna, dá dicas de como se sentar direito, se posicionar na frente do computador e os locais perfeitos para estudar. É hora de o estudo se tornar responsável e a mesa e a cadeira ferramentas mais úteis.

Sentar, levantar, alongar
Muito tempo sentado, numa mesma posição, pode gerar dor muscular. Com desconforto, acabou a concentração. Por isso, levante-se a cada 30 ou 40 minutos e alongue-se um pouco.

De olho nos ângulos
A posição é um fator decisivo para o estudante não sentir desconforto. Por isso, ao sentar-se, fique com os pés apoiados no chão. Os joelhos devem ficar dobrados em um ângulo de 90º e a lombar apoiada no encosto da cadeira, para as costas ficarem relaxadas. A mesa não deve ser muito alta e nem muito distante do estudante. Tem que ficar na altura do cotovelo, que deve ficar apoiado sobre a mesa. Do contrário, pode ocorrer risco de gerar tensão nos músculos do pescoço e ombro. O mouse também deve ter um apoio para o punho. O monitor deve ficar na direção dos olhos ou um pouco abaixo. Nunca acima. Um aparador pode deixar os livros em 45º e exigir menos do pescoço do aluno. Vai ficar numa posição semelhante ao notebook.

Braços apoiados
A cadeira deve estar com o encosto bem reto e na altura suficiente para não ficar muito distante da mesa. É aconselhável que a cadeira tenha braços para sustentar os cotovelos dos estudantes.

Luz, câmera e ação
A luz na medida certa também pode ser um elemento-chave para os estudantes não se irritarem na hora do estudo. A luz tem que ser fria e na medida certa. Se tiver demais ou de menos, vai incomodar.

DIÁRIO CATARINENSE

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.