Educação Básica | 15/05/2013 08h03min
O tamanho da escola — que, além de ser pública, tem apenas 57 alunos — e o número de concorrentes — mais de 5 mil — não foram o bastante para impedir que um estudante da zona rural de Iraí ganhasse a etapa estadual de um concurso internacional de redação.
Com criatividade e dedicação, Delonei Zamiani, 11 anos, ultrapassou alunos de mais 3 mil instituições de ensino, públicas e particulares, e ficou em 12º lugar nacional. Nesta quarta-feira, o menino será presenteado com um tablet, e a escola, com um computador.
Com o tema "Por que a água é um bem precioso?", o 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, convidava os participantes a escreverem uma carta argumentativa a um destinatário imaginário. Cada instituição de ensino deveria eleger apenas duas redações para representá-las. Em Iraí, no norte do Rio Grande do Sul, os oito alunos que compõe a turma do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Golçalves produziram textos.
De acordo com Luciane Bariviera, professora de português, os trabalhos foram lidos em voz alta, e os melhores foram escolhidos pelos próprios alunos. Os professores até formaram uma comissão para avaliar as redações, mas acabaram concordando com o resultado: Delonei Zamiani e Jaísa Pesamosca, 11, teriam seus trabalhos enviados.
— O que mais me surpreendeu é que Delonei concorreu com jovens de até 15 anos. Ele é tímido, mas muito esforçado. Lê com atenção e escreve bem, sabe expor suas ideias — afirmou Luciane.
Filho de agricultores, Delonei afirma gostar de ler obras de Monteiro Lobato e gibis da Turma da Mônica, além das revistas Ciência Hoje e O Globo, as quais encontra na escola. O pai, Deomar Zamiani, conta que, sem computador em casa, o menino vai até a casa de um cunhado nos finais de semana para navegar na internet.
— Agora ele está faceiro com o prêmio. É um incentivo muito grande, porque ele estuda em uma escola pequena de um município pequeno do interior. Acho que ele vai caprichar ainda mais — explica o pai.
Filho de agricultores, Delonei afirma gostar de ler obras de Monteiro Lobato e gibis da Turma da Mônica, além das revistas Ciência Hoje e O Globo
Foto:
Luciane Bariviera
/
Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.