clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Superior  | 14/05/2013 05h02min

UFRGS Portas Abertas revela face histórica da instituição

Universidade terá programação gratuita em diversas unidades neste sábado

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estará aberta à comunidade neste sábado. O programa UFRGS Portas Abertas tem o objetivo de mostrar aos visitantes o que se faz na instituição e o que ela tem — o que possibilita um passeio pela história de Porto Alegre.

>>> Fotos: confira imagens do Observatório Astronômico e do Museu de Genética da UFRGS

>>> Vídeo: conheça destaques históricos e atuais da UFRGS

A maior universidade do Estado tem sua origem nas primeiras instituições superiores criadas na Capital, ainda no fim do século 19. Fruto da reunião da Escola de Farmácia e Química (de 1895), da Escola de Engenharia (de 1896), da Faculdade de Medicina de Porto Alegre (de 1898) e da Faculdade de Direito (1900), a UFRGS preserva um patrimônio arquitetônico que poderá ser conferido no evento.

No Portas Abertas, diversas unidades promoverão atividades variadas, como oficinas e visitas. Um dos lugares de destaque é o Observatório Astronômico, localizado na Avenida Osvaldo Aranha, ao lado da Faculdade de Engenharia, no Campus Centro. Construído em dois anos, foi inaugurado em 1908.

— A função original do observatório era apontar a hora certa de Porto Alegre e funcionar como uma estação meteorológica — explica o físico Claudio Miguel Bevilacqua, que coordenará as oficinas de observação do sol (confira quadro abaixo).

Ontem e hoje

A cúpula do prédio de estilo Art Nouveau abriga a Luneta Equatorial Gautier, fabricada em Paris, em 1907. Mais de um século depois, o equipamento segue sendo utilizado nas atividades de observação de estrelas, nebulosas e planetas.

O observatório recebe atualmente visitas agendadas de escolas. Além disso, funciona como museu, onde estão expostos equipamentos originais, restaurados, trazidos da Alemanha e da França na primeira década do século passado.

Detalhe ZH

Que horas eram?

Para determinar a hora certa na Capital, os funcionários do observatório usavam uma luneta e um cronógrafo — uma espécie de cronômetro. À noite, uma porta e um pedaço do teto eram abertos. Com as lentes apontadas para o céu, os astrônomos e engenheiros monitoravam o aparecimento de alguns pares de estrelas. No momento em que elas surgiam, os dados eram registrados no cronógrafo. A partir desses dados, era calculada a hora exata.

Como informar a população?

No início do século 20, uma lâmpada vermelha era acesa às 19h55min, no topo do antigo Colégio Júlio de Castilhos (que ficava ao lado da Faculdade de Direito da UFRGS, na Avenida João Pessoa), que podia ser visto por boa parte da cidade. Precisamente às 20h, o sinal era apagado, e as pessoas botavam os relógios, mantidos parados por cinco minutos, para funcionar. Em 1918, um sinal extra foi instalado no topo do Paço Municipal, onde podia ser visto do Cais do Porto.

Museu de genética apresenta histórico da pesquisa na área

Os significativos avanços nas pesquisas genéticas podem dar a impressão de que a área tem uma história muito arraigada ao presente. Contudo, o passado da genética já é suficiente para que este campo do conhecimento seja tema de um museu, como o localizado no Campus do Vale, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O local é mais uma das unidades que receberão visitantes interessados em conhecer a instituição por meio do Portas Abertas, que ocorre neste sábado.

— A ideia é apresentar a genética para estudantes que querem saber mais sobre as possibilidades de pesquisa na área. Queremos mostrar que é possível fazer trabalhos de ponta aqui — diz o coordenador-substituto do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) e idealizador do museu, Claiton Bau.

O PPGBM da UFRGS completa 50 anos em 2013. Interessados em conhecer essa história podem participar da visita.

Conhecendo um Laboratório de Genética

Onde: Campus do Vale, prédio 43312, Departamento de Genética, Sala 206 (2º andar)

Horário: das 10h ao meio-dia

Mais destaques da programação

Visita teatralizada aos prédios históricos

Onde: Antiga Faculdade de Medicina (Rua Sarmento Leite, 320)

Horário: das 10h30min ao meio-dia

Visita guiada ao Hospital de Clínicas Veterinárias

Onde: Hospital de Clínicas Veterinárias (Avenida Bento Gonçalves, 9.090)

Horário: das 10h30min às 11h

Experimentos interativos: Laboratórios de ensino Professor José Irineu Kunrath

Onde: prédio H do Instituto de Física, no Campus do Vale

Horário: das 9h ao meio-dia e das 13h às 17h

O Hospital de Clínicas na Comunidade

Onde: Auditório Carlos Albuquerque, no HCPA (Rua Ramiro Barcelos, 2.350)

Horário: das 10h às 10h30min

Laboratório de Anatomia Humana

Onde: no prédio 12101, no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (Avenida Sarmento Leite, 500)

Horário: das 8h às 14h

Visita guiada na Escola de Educação Física (Esef)

Onde: na Esef (Rua Felizardo, 750)

Horários: das 9h30min às 10h30min e das

11h30min às 12h30min

ZERO HORA
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

O Observatório Astronômico da UFRGS receberá público durante o evento
Foto:  Ronaldo Bernardi  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.