Ensino Superior | 08/05/2013 11h26min
A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pretende encaminhar ao Conselho Universitário (Consun) o projeto que vai regular o currículo dos cursos que serão oferecidos no campus Litoral Norte até o fim deste semestre. Pela proposta, as graduações na nova unidade da UFRGS — que deve começar a funcionar em 2014 — terão um modelo diferente do convencional, em que os bacharelados serão interdisciplinares.
De acordo com o pró-reitor de Graduação, Sérgio Franco, os cursos do campus Litoral Norte seguirão um padrão semelhante aos de graduações no Exterior, em que os estudantes têm um período de formação mais generalista, seguido de outro para formação específica — caso seja de interesse do acadêmico.
— Trata-se de um modelo misto dos colleges norte-americanos e da primeira etapa das graduações na Europa. O aluno fará, em três anos, um bacharelado interdisciplinar. Depois, se desejar, estudará por um período entre um ano e meio e três anos, dependendo do curso, para ter uma formação específica — explica o pró-reitor.
Neste modelo, o estudante receberia um diploma de bacharel interdisciplinar em uma das áreas que serão oferecidas no Litoral Norte (saúde, biologia, tecnológica ou humana). Ele estaria apto a concorrer para cargos que exigem formação superior em concursos públicos, por exemplo. Contudo, se o acadêmico tem o desejo de trabalhar como biólogo marinho, teria de cursar mais alguns semestres para receber a titulação.
Segundo Franco, a remodelação não vai atingir os acadêmicos que já cursam alguma graduação na unidade, sendo aplicada apenas aos alunos que entrarem depois da instalação do novo campus. A ideia da UFRGS é oferecer novos cursos de licenciatura e na área da engenharia.
A universidade no litoral
Em Imbé, está instalado o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), órgão auxiliar do Instituto de Biociências. O curso de Ciências Biológicas, ênfases em Biologia Marinha e Costeira e Gestão Ambiental Marinha e Costeira, tem aulas no local, em um convênio entre a UFRGS e a Uergs.
O novo campus será construído em Tramandaí, na área do antigo Horto Municipal, doada pela prefeitura. São cerca de 150 mil metros quadrados, localizados às margens da ERS-030, quase na divisa com Osório. O campus será capaz de atender cerca de 2 mil alunos.
Está prevista a construção de biblioteca, ginásio de esportes, restaurante universitário e laboratórios, além de salas de aula e demais unidades que abriguem as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.