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A Educação Precisa de Respostas  | 07/05/2013 18h31min

Centro Educacional Menino Jesus realiza Olimpíadas de Matemática há 15 anos

Colégio da capital usa a Olimpíada de Matemática como ferramenta de Educação, voltada a estimular a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.

As dificuldades encontradas pelos alunos no processo de aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Muitos não conseguem entender a matemática que a escola lhes ensina, e muitas vezes são reprovados, ou então, mesmo que aprovados, sentem dificuldades em utilizar o conhecimento matemático “adquirido”. Em síntese, não conseguem efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental importância.

No entanto, sabemos que para alguns esta disciplina encanta, gera curiosidade e dá prazer. Esses sentimentos são observados nos alunos Montessorianos; alunos que lidam com a disciplina de uma maneira diferente, que aprendem que a matemática é mais que apenas números, é uma ciência que desenvolve o raciocínio lógico, a independência, a confiança, a concentração e a ordem.
 
A Olimpíada de Matemática é mais uma ferramenta que vai ao encontro do Sistema Montessori de Educação, pois está voltada a estimular o estudo da matemática, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.
 
Com seus quase 30 anos de magistério, 23 deles dedicados à Universidade Federal de Santa Catarina, José Luiz Rosa Pinho é o professor responsável pela organização da Olimpíada de Matemática (ORM) em nosso Estado. Na entrevista a seguir, ele relata a importância em se participar de uma Olimpíada de Matemática e a brilhante caminhada do Centro Educacional Menino Jesus nos 15 anos em que participa.

Professor Pinho, qual sua formação acadêmica e funções dentro da UFSC?

Sou bacharel em química pela UFRJ e tenho mestrado em matemática pelo IMPA. Atuo como professor na UFSC desde 1980 e atualmente sou professor Adjunto IV. Além das minhas aulas, sou membro do colegiado do Curso de Matemática, tutor do PET Matemática (Programa de Educação Tutorial) e membro do Comitê Local de Acompanhamento dos grupos PET da UFSC (cargo que deixarei em breve). Como projetos de extensão, coordeno a Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina - UFSC (ORM) e a Revista da Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina juntamente com o professor Danilo Royer do nosso departamento.
 

O que é uma Olimpíada de Matemática?

Olimpíada de matemática é uma competição entre alunos de resolução de problemas do tipo desafio de matemática. A resolução desses problemas exige, além de certo conhecimento, muita criatividade, imaginação e organização de pensamento. É importante ressaltar que essas olimpíadas não são competições entre escolas nem entre estados ou países.


Quais olimpíadas de matemática nossos alunos podem participar aqui em Florianópolis?

Em Santa Catarina as escolas se inscrevem, a cada ano, para um cadastro da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM - não confundir com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, exclusiva dessas escolas) e com isso essas instituições passam a estar inscritas automaticamente para a ORM. Os alunos podem escolher se vão querer participar de ambas ou apenas uma delas.


Qual o percentual de alunos brasileiros e catarinenses que participam de olimpíadas de matemática? Há algum percentual de alunos medalhistas?

Nos últimos anos, temos tido a participação, na primeira fase da ORM (que é também a primeira fase da OBM), de cerca de 7 mil alunos de escolas de Santa Catarina. No total, em todo o Brasil, participam cerca de 300 mil alunos por ano. Portanto Santa Catarina participa com um total de 2,5% de alunos na OBM. Em termos de medalhistas não tenho os números, mas posso dizer que temos excelentes resultados na OBM e em olimpíadas internacionais.  Basta olhar as páginas finais da nossa revista, onde listamos todos os estudantes de Santa Catarina que ganharam prêmios em outras olimpíadas.


Qual a importância de se participar de olimpíadas de matemática para a formação acadêmica de nossos alunos?

Eu vejo essa participação como sendo de grande importância, não exatamente na formação dos alunos em termos de conteúdos, mas em termos do desenvolvimento do raciocínio crítico, criativo e independente. Em particular, para aqueles alunos que têm uma capacidade excepcional, e que muitas vezes se sentem desmotivados nas aulas por acharem tudo muito fácil (nós todos sabemos que há esses casos, pois o professor tem que administrar uma turma de modo a motivá-la e levá-la, em conjunto aos objetivos de sua disciplina, o que pode ser, para aquele aluno, algo muito lento), as olimpíadas se apresentam realmente como um desafio e motivação para outros estudos.


Quais portas acadêmicas podem se abrir para o nosso aluno Rafael Basilone sendo medalhista de ouro na ORM 2012 e bronze na OBM 2012?

A premiação nas olimpíadas não ocorre de forma linear, ou crescente, ao longo dos anos. Um aluno pode obter hoje uma medalha de ouro e no ano seguinte não obter medalha alguma. Mas isso não importa, pois o espírito das olimpíadas de matemática é o mesmo das olimpíadas esportivas: o importante é participar (ou seja, de enfrentar os desafios) e não vencer. De qualquer forma, alunos que são premiados com medalhas na OBM são convidados a participar da "Semana Olímpica", que ocorre a cada ano em um lugar diferente do Brasil, e na qual são dadas palestras por professores de todo o país ligados à OBM. Além disso, os medalhistas podem participar das provas de seleção para formar a equipe brasileira que irá participar da International Mathematical Olympiad (IMO), que ocorre a cada ano em um país diferente (alunos catarinenses já participaram desta equipe e foram premiados).


Como o senhor vê a participação do Centro Educacional Menino Jesus nas Olimpíadas de Matemática?

O Centro Educacional Menino Jesus participa da ORM desde 1999, ou seja, desde a II ORM, tendo já obtido premiações naquele ano. O que eu vejo é que se uma escola participa ativamente das olimpíadas, quase sempre acaba tendo algum aluno premiado. Há muito mais na formação de uma pessoa além do trabalho realizado na escola. O que deve ser pensado é que a escola deve dar aos seus alunos a oportunidade de participar, e fazer isso de forma sistemática como vem fazendo o Centro Educacional Menino Jesus.
 

Que palavras o senhor pode deixar para nossos alunos que estão interessados em participar das ORM e OBM 2013?

Eu digo que procurem participar. Vale a pena, pois muitas vezes algum aluno se "descobre", percebe que tem já um dom para resolver esse tipo de problema ou, através dos treinamentos, passa a adquirir as técnicas para resolvê-los. O desafio deve ser sempre estimulante. No futuro esses alunos irão se deparar em suas vidas e profissões com problemas que irão exigir ideias criativas. Desenvolver essa criatividade desde cedo é parte da formação global que eles devem e merecem ter.

Parabenizamos todos os alunos que a cada ano aceitam o desafio de participar das Olimpíadas de Matemática e, em especial, os alunos que tiveram destaque em 2012: Pedro Kretzer Cebolo, Rafael Della Giustina Basilone Leite e Victor Mosimann Duarte.
Aproveitando a oportunidade, convidamos todos os alunos a participarem das Olimpíadas de Matemática 2013.
 

Divulgação / clicRBS

Professores José Luiz e Ângelo com o aluno medalhista Rafael Basilone
Foto:  Divulgação  /  clicRBS


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