clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 02/05/2013 19h03min

Colégio Militar de Santa Maria implanta uso de tablets

Professores contam, também, com uma lousa digital como instrumento didático

Lizie Antonello  |  lizie.antonello@diariosm.com.br

Nas salas de aula do Colégio Militar de Santa Maria, a tecnologia é instrumento para o conhecimento. Depois de implantar lousas eletrônicas em toda a instituição, neste ano o colégio adotou o uso de tablets para os alunos do 3ª ano do Ensino Médio. A ideia é, no futuro, ampliar para o 1º e 2º ano.

Se entrar em uma sala de aula e ver alunos e professores interagindo com uma lousa digital é sinônimo de inovação, imagine um ambiente onde, sobre as classes, cada estudante tem um moderno tablet e o docente também. E mais, que esses equipamentos são conectados em rede por um dispositivo instalado nas salas. E que tudo isso ocorre em uma escola pública. Então, desde o início do ano letivo, essa é a realidade para 123 alunos e 13 professores do 3º ano do Colégio Militar.

São 44 aparelhos _ 31 para uso dos estudantes de quatro turmas e 13 para os educadores. Eles foram pagos pelos pais dos alunos _ cada um custou em torno de R$ 1,3 mil, incluindo o material didático (apostilas com conteúdos). Eles foram adquiridos em forma de comodato e ficam no colégio. Funciona assim: o professor prepara a aula, disponibiliza uma atividade em rede que é acessada pelos alunos por meio dos tablets. Eles resolvem a questão, respondem ao exercício no aparelho, que envia o resultado. O professor tem acesso ao tempo que o aluno levou para resolver o problema, à resposta de cada um e ao percentual de acertos que a turma obteve. Além disso, é possível acessar conteúdos na internet, trazer mapas, gráficos etc. Tudo em tempo real. Nem é preciso dizer quem mais gostou dessa novidade.
_ Não tem como ter sono na aula. Somos uma escola pública que tem tecnologia que as escolas particulares não têm _ comemora a estudante Carolina Paim Fernandes, 16 anos.

Acostumados com as inovações tecnológicas, os alunos tiraram de letra o manuseio dos aparelhos. Já os docentes precisaram se reciclar.
_ Passamos por uma capacitação em Brasília. Além disso, tivemos de correr atrás _ comenta em tom de brincadeira o subtenente José Anchieta da Silva, professor de matemática.

Todo o conteúdo apresentado em aula, tanto por meio da lousa eletrônica, quanto pelos tablets, inclusive com as observações e explicações dos professores, é disponibilizado em um software que pode ser acessado de casa pelos alunos, por meio de um login e de uma senha. Também é possível saber quando e quantas vezes eles entraram no programa para estudar, o que torna mais fácil o acompanhamento de professores e pais sobre os estudos de seus filhos. Mas não pense que tanta tecnologia afastou a gurizada das antigas páginas de papel dos livros. Segundo a bibliotecária do colégio, a frequência dos estudantes ao setor tem aumentado. A leitura serve como complemento ao ensino digital.

DIÁRIO DE SANTA MARIA
Claudio Vaz / Agencia RBS


Foto:  Claudio Vaz  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.