clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Sustentabilidade  | 26/04/2013 20h37min

Gincana Ambiental segue até outubro em escola municipal de Biguaçu

Esta é a primeira edição do evento e já tem adesão de alunos e professores

Texto do leitor Marcelo Chitolina - Professor de Ciências da Escola Professor Donato Alípio de Campos  |  continente@diario.com.br

A Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos, em Biguaçu, busca conscientizar toda a comunidade escolar da necessidade de atitudes que promovam a preservação do meio ambiente de forma participativa. Neste ano, a inclusão da I Gincana Ambiental vem sendo um sucesso entre as equipes, com o envolvimento de todos os profissionais.

As atividades propostas permitem a participação que ultrapassa os limites de uma sala de aula. Há envolvimento geral de serventes, merendeiras, bibliotecárias, equipe pedagógica e a comunidade. Todos preocupados com a formação de cidadãos mais preocupados com o ambiente em que vivem. A partir dessa ideia foi constituído o lema da gincana: "Comprometa-se".

O objetivo da gincana é promover a conscientização ambiental de toda a comunidade escolar para que os alunos, funcionários da escola e comunidade melhorem sua compreensão a respeito dos resíduos sólidos, sobretudo os recicláveis, adotando a destinação correta dos materiais descartáveis como estilo de vida.

A importância da educação ambiental

Serão feitas palestras sobre consumo consciente, dando ênfase às opções de compras que agridam menos o ambiente e reduzam o volume dos descartáveis. As provas serão realizadas de abril a outubro e as premiações serão entregues em novembro. O prêmio será um passeio de barco até a Ilha de Anhatomirim, com lanche e entrada gratuita para toda a equipe vencedora. Montamos uma tabela onde cada material recebe diferentes pontuações.

Os maiores pontos são dados aos materiais que mais degradam o meio ambiente. O óleo de cozinha usado vale seis pontos por litro, por exemplo, enquanto uma lata de alumínio vale apenas um ponto.

Para ficar mais organizado, os materiais são entregues apenas um dia por semana. Tudo é recolhido depois por uma empresa de reciclagem localizada no próprio bairro.
Nos primeiros dias da gincana foram arrecadadas 1.175 latas de alumínio, 881 garrafas pets, 36 quilos de papel, 31 litros de óleo de cozinha, 437 pilhas e 8 baterias de celular.

A educação ambiental deve ser vista de forma ampla, aliando teoria e prática. A comunidade escolar deve pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá um importante espaço no currículo escolar, que é a valorização de todas as formas de vida.

DIÁRIO CATARINENSE
Marcelo Chitolina / Arquivo Pessoal

Parte do material arrecadado pelos alunos.
Foto:  Marcelo Chitolina  /  Arquivo Pessoal


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.