clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Greve  | 24/04/2013 20h22min

Paralisação dos professores da rede estadual termina nesta quinta-feira

Governo estima que 19% das escolas tenham paralisado as atividades na quarta-feira

A greve nacional dos professores, que reivindica melhorias para a educação pública e cumprimento da lei do piso, está prevista para acabar nesta quinta-feira. Atividades na rua, plenárias nos 42 núcleos regionais do Cpers/Sindicato e uma vigília na Praça da Matriz, em Porto Alegre, devem marcar o encerramento após três dias de paralisação.

Nesta sexta, as escolas que paralisaram, totalmente ou parcialmente, retomarão as aulas. Os números da adesão ao movimento são divergentes. O sindicato afirma que 80% das escolas estaduais paralisaram na terça e quarta-feira. Já um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação (SEC) estima que apenas 19% paralisaram totalmente as atividades — a pesquisa foi feita em 2.409, das 2.574 instituições existentes. Mesmo com a confirmação de que a greve segue, a SEC orienta que os pais levem os filhos para as aulas.

Durante a quarta-feira, uma Marcha em Brasília, com a participação de outros movimentos, reuniu milhares de pessoas. Parte da direção do Cpers participou da ação que culminou em uma audiência com representantes do Ministério da Educação. A vice-presidente do sindicato dos professores e funcionários, Neida de Oliveira, considerou o encontro frustrante, pois o governo federal teria argumentado que não pode interferir nas decisões estaduais sobre a aplicação do piso da categoria.

Em janeiro, o Ministério da Educação divulgou reajuste dos professores, fixando em R$ 1.567 o vencimento básico da categoria, para 40 horas-aula semanais. De acordo com o secretário estadual de Educação, Jose Clovis de Azevedo, nenhum professor gaúcho recebe menos do que o piso nacional — que é alcançado por meio de pagamentos complementares.

ZERO HORA
Félix Zucco / Agencia RBS

Atividades na rua e plenárias estão marcadas para o terceiro e último dia da greve
Foto:  Félix Zucco  /  Agencia RBS


Notícias Relacionadas

23/04/2013 13h50min
Professores em passeata bloqueiam trânsito no centro da Capital
21/04/2013 19h14min
Cpers planeja três dias de paralisação nas escolas estaduais a partir de terça-feira
10/01/2013 21h58min
Novo piso nacional do magistério aumenta defasagem do salário de professores gaúchos

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.