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Ensino Superior  | 24/04/2013 15h28min

A universidade do passado e do futuro

O novo momento do Estado e do país inspira uma nova realidade sobre os campi e cursos da Uergs

Cleber Prodanov, Secretário de Estado da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Atualmente vivemos um momento quase de refundação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), graças ao abandono e ao desmonte de que ela foi vítima nos últimos anos. Ao iniciarmos a gestão do governo Tarso Genro, a situação da instituição era de extrema penúria e abandono, uma calamidade.

Desde o início da atual gestão estadual, aposta-se na reorganização e reestruturação da Uergs, baseadas no desenvolvimento de três eixos de ações importantes: o primeiro deles, implantado nos primeiros meses de 2011, está relacionado às ações conjunturais e emergenciais que garantiram a continuidade e sobrevivência da instituição. Cabe citar a nomeação imediata de 23 professores, no momento em que a universidade registrava a péssima marca histórica de apenas 116 docentes e mais de 600 alunos que precisavam terminar os seus cursos. Em caráter de urgência, foi autorizada a contratação emergencial de mais 60 professores e 40 servidores e, automaticamente, a abertura de concurso para substituir, dentro do prazo de dois anos, esses docentes, e agora neste mês a autorização de mais 57 contratações, totalizando em nosso governo um acréscimo de 140 novos professores.

Em um segundo movimento, uma ação estrutural permitiu a criação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), estabelecendo as diretrizes de funcionamento da Uergs com uma visão de futuro. O documento, elaborado pela universidade e com a ajuda de técnicos especializados da Capes, estabelece as bases fundamentais da instituição e, somado ao histórico plano de carreira, permite que se mantenham os professores no quadro e exista perspectiva de contratar novos docentes que não usem a universidade como trampolim de concurso, mas se fixem e permitam melhorar a qualidade do ensino e organizar a pesquisa, a pós-graduação e a extensão universitária.

Por fim, outra ação efetiva do governo junto à Uergs é a busca pelo aprimoramento da gestão da universidade. Não é somente a falta de professores que aflige a instituição, já que, de acordo com o MEC, a média nacional é de 12,25 alunos por professor, e a Uergs conta com uma média de 12,14 atualmente. É imprescindível, não somente ampliar investimentos, mas investir na sua totalidade os recursos disponibilizados. O orçamento aumentou 63% em relação ao último ano do governo anterior, entretanto a dificuldade da gestão universitária é grande, mas existem todas as condições de melhorar processos e controles e garantir que o crescimento dos investimentos projetados seja acompanhado de uma otimização dos resultados.

De todo modo, a discussão apaixonante sobre a Uergs deve estar hoje passando pelo repensar de seu papel em um contexto de desenvolvimento para o Estado. Mais do que nunca, o governo estadual e os diversos atores envolvidos no projeto Uergs estão olhando não apenas para o passado, para sua criação e evolução, mas projetando sua presença e atuação no futuro, no século 21. O novo momento de desenvolvimento do Estado e do país, aliado às transformações que o Rio Grande sofreu em questões educacionais nos últimos 10 anos, com a expansão do ensino público e gratuito federal, inspira uma nova realidade sobre os campi e cursos da Uergs, hoje não condizentes com as necessidades da sociedade gaúcha.

Transformar a Uergs numa universidade moderna, atuante, dinâmica e viva, com uma gestão universitária exemplar e que coopere para concretização de um Ensino Superior público gratuito de qualidade, é o compromisso constante deste governo.


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