clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 24/04/2013 08h01min

Estudantes e professores de Jaraguá reclamam de reenturmação decretada pelo Estado

Oito unidades confirmaram que devem acatar portaria do Estado que obriga escolas a diminuírem número de turmas

Professores e estudantes promovem na tarde desta quarta-feira uma manifestação em frente à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). O motivo é uma portaria do governo do Estado, que determina a reenturmação de salas de aula, ou seja, as escolas são obrigadas a diminuírem o número de turmas nas unidades.

Hoje, as classes têm, em média, 35 estudantes, com a portaria, o governo quer colocar 40 alunos. Ontem pela manhã, estudantes e professores da Escola Professor José Duarte Magalhães, de Jaraguá do Sul, fizeram uma passeata contra a medida.

Até a tarde de ontem, oito unidades da região confirmaram que irão realizar o processo. Cinco são de Jaraguá do Sul, a Duarte Magalhães ,a  Abdon Batista, a Julius Karsten, a Darci Frank Welk e a Elza Granzotto; uma é de Schroeder, a Elisa Cláudio de Aguiar; e a outra é de Guaramirim, a Lauro Zimmermann. A coordenadora do Sinte, Cristiane de Oliveira Möller, explica que cada sala de aula possui, em média, 48 metros quadrados. Para abrigar mais estudantes , deveria ter quase o dobro.

— Pelo menos uns 80 metros quadrados —, indica.

A lei que regula a educação no Estado, a 170, determina que a metragem por estudante deve ser de 1,30 m² de espaço livre, sem mobília, corredor, professor e quadro.  A coordenadora acredita que o objetivo do Estado com a medida é diminuir o número de professores ACTs.

— Agora, teremos um depósito de estudantes em um ambiente minúsculo —, diz.

A escola mais afetada é o Duarte Magalhães onde quatro turmas deixarão de existir. O presidente do grêmio estudantil da unidade, Tiago Henrique da Costa, criticou a determinação.

— Nossa escola não tem estrutura para colocar 40 alunos em uma sala de aula —, avalia. A professora de química Simone Nass, também lamenta a medida.

— É uma pena que o poder público queira reduzir gastos pela educação. Nossas salas já trabalham no limite —, avisa.

Depois da manifestação, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) de Jaraguá do Sul, devem protocolar uma denúncia no Ministério Público.

A gerente de Educação, Lorita Karsten, disse que o Estado apenas está cumprindo o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), na qual as séries iniciais devem ter até 15 estudantes; o ensino fundamental, até a quarta série, 30; o ensino fundamental, até o oitava série, 35; e o ensino médio, até 40 alunos por classe. Sobre os tamanhos das salas, Lorita disse que não tem como precisar uma média pois têm unidades com até três tipos de construção.

 

A NOTÍCIA
Germano Rorato / Agencia RBS

Estudantes da Escola José Duarte Magalhães protestaram contra medida
Foto:  Germano Rorato  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.