A Educação Precisa de Respostas | 22/04/2013 16h04min
Será lançado às 11h desta terça-feira, no Salão Alberto Pasqualini no Palácio Piratini, o Plano Estadual do Livro e Leitura. É um projeto do governo do Estado que inclui iniciativas de disseminação da leitura, como reforma de bibliotecas e formação de agentes de leitura.
O plano a ser anunciado nesta terça é a versão estadual do Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura e, de acordo com o secretário estadual adjunto de Cultura, Jéferson Assumção, vai investir dinheiro na modernização estrutural e na compra de acervo de bibliotecas no Interior, além de formar agentes de leitura nas comunidades desassistidas por bibliotecas.
– Um dos pontos fundamentais desse plano é incrementar o acesso ao livro, e o acesso se dá em bibliotecas públicas. Desde 2011, já modernizamos mais de cem bibliotecas no interior do Estado e investimos R$ 4,5 milhões – diz Assumção.
Dentro do edital que será anunciado nesta terça,parte do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura, serão contempladas bibliotecas em 43 municípios com menos de 10 mil habitantes – cada uma receberá R$ 20 mil.Metade desse valor deve ser destinada à compra de livros para o acervo. A outra metade será usada na modernização da própria biblioteca, com medidas como reforma ou compra de mobiliário e ampliação do espaço. Cada biblioteca vai administrar sua política de aquisição de acordo com as próprias necessidades, seguindo algumas diretrizes estabelecidas pela secretaria – 50% dos livros comprados devem ser de autores do Estado,por exemplo.
A solenidade, marcada para a Semana do Livro, será realizada no mesmo momento em que se discute a necessidade de uma nova biblioteca estadual (leia abaixo).De acordo com Assumção, a ideia esbarra na falta de recursos.
– Há a intenção de fazer, mas os recursos que temos, por enquanto, são para concluir o restauro do prédio histórico da biblioteca, um projeto complexo e caro – afirma Assumção.
Abraço discute a nova biblioteca
Está marcada para esta terça-feira uma manifestação na qual o prédio histórico da Biblioteca Pública Estadual, na Rua General Câmara, será abraçado por integrantes do Conselho Estadual de Cultura, membros da comunidade literária e da classe artística. Conclamada pelo Conselho Estadual de Cultura, a caminhada terá concentração no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega. Os participantes estão orientados a se apresentar com um livro nas mãos e vestidos com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul – verde, vermelho e amarelo.
A partir do meio-dia, o grupo que se formar caminhará até a Biblioteca Pública. A ideia é reforçar a necessidade de uma nova sede – a atual é insuficiente para seu acervo mesmo após o restauro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.