clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 19/04/2013 16h56min

Aulas de inglês de Elisabeth Wagner fazem sucesso na internet

Vídeos da professora de Florianópolis, publicados desde 2011, atingem até 115,6 mil acessos no Youtube

Gabrielle Bittelbrun  |  gabrielle.bittelbrun@diario.com.br

Ao apertar o botão play, não se encontram animações de alta resolução, cenários elaborados ou avançadas técnicas de edição. Os vídeos de Elisabeth Wagner contam só com desenhos caseiros e instruções simples de professora. Para a surpresa de educadores adeptos aos recursos high tech, ela acumula 115,6 mil acessos em um único vídeo em que ensina inglês, postado na internet no ano passado.

As exposições da senhora de 76 anos comprovam que ainda há espaço para aulas tradicionais, amparadas em metodologia e didática. As produções realizadas em uma casa no Porto da Lagoa, em Florianópolis, têm a tecnologia apenas como uma forma de divulgação, sendo postadas no Youtube, e como um apoio, já que a tela do computador faz as vezes de uma lousa.

As filmagens, feitas com o apoio da filha Juliana Malfitani, 49 anos, começaram há pouco mais de um ano.

— Encontrei ex-alunos de São Paulo que pediram para eu dar aulas para filhos e netos deles. Como estou morando longe, pensei em colocar no Youtube — conta Elisabeth, que é natural do litoral paulista.





A simplicidade do ambiente dos vídeos — não é raro ouvir um passarinho ao fundo — e das lições transmitidas na voz calma de Elisabeth parece não ser atrativo suficiente para tantos expectadores. Mas as explicações diretas levam à compreensão do idioma de forma rápida, o que é um dos principais motivos dos elogios do público.

O método, para iniciantes no inglês, foi desenvolvido por ela na década de 1960, quando surgiu a possibilidade da família, que morava em São Paulo, se mudar para os Estados Unidos. Elisabeth precisaria fazer os filhos mais velhos, na época com cinco e seis anos, aprenderem a nova língua. Nessa tarefa, ajudou a experiência de viver em países da Europa desde criança, aprendendo com diferentes professores alemão, francês e latim, além do inglês. 

— Existem duas formas de ensinar: a complicada, que pode fazer com que eu me valorize, e a simples e objetiva, que vai fazer com que eles entendam em pouco tempo — reforça a professora.

A família desistiu da viagem quando os pequenos já tinham compreendido o idioma. A técnica se tornou a forma de sustento dela e dos três filhos quando Elisabeth se divorciou e abriu uma escola de inglês e natação, ainda na Capital paulista.

Professora planeja mais vídeos



Há 14 anos, ao se aposentar, ela doou os materiais didáticos que tinha e mudou-se para Florianópolis. Mas a versão online das aulas faria ela refazer os instrumentos de ensino e se transformaria em uma missão em que ela pretende seguir. 

— Eu vivi no nazismo, no comunismo e mesmo assim pude trabalhar, estudar e construir uma vida. Agora, quero devolver tudo isso, retribuir — relata, emocionada.

História de vida

Elisabeth desembarcou com pais e irmãos na Europa aos quatro anos, em 1935. Acompanhou o drama de países em guerra e lá desenvolveu o amor pela própria pátria. Quando retornou em 1952, foi em bom português que a especialista em idiomas pode dizer: "alívio". 

DIÁRIO CATARINENSE
Charles Guerra / Agencia RBS

As produções das professoras de inglês Elisabeth e Juliana são feitas em casa, em Florianópolis
Foto:  Charles Guerra  /  Agencia RBS


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.