clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 18/04/2013 21h31min

Alunos do Bairro Paciência, em Itajaí, são os primeiros a receber computadores

Projeto de inclusão digital prevê a entrega de um notebook por aluno

Victor Pereira  |  victor.pereira@osoldiario.com.br

Quando as aulas da tarde desta quinta-feira terminaram na Escola Isolada Maria Perpétua Pereira, na localidade da Paciência, em Itajaí, os cerca de 80 alunos não escondiam uma ansiedade fora do comum. A empolgação das crianças ia além do simples fato do dia letivo ter acabado, com direito a brincadeiras na saída do colégio e o descanso merecido em casa.

Todos os estudantes saíram da unidade escolar com um material diferente embaixo dos braços, que para a maioria deles era algo totalmente novo: um notebook. A iniciativa, que contemplou ainda toda a equipe pedagógica da escola, faz parte do programa federal Um Computador por Aluno, o qual Itajaí integra.

Os irmãos Itauana e Eryck Dutra Bernard foram duas das crianças que receberam os aparelhos. Com a curiosidade típica de um menino de nove anos e de uma menina de sete, eles não perderam tempo assim que a cerimônia de entrega dos computadores terminou.

Junto com a mãe, Regiane, foram direto para casa, que fica a poucos metros da Escola Isolada, descobrir as funções do notebook. Espertos e muito animados, em poucos minutos já estavam "por dentro" da tecnologia.

— Agora vou poder jogar xadrez em casa — comenta Eryck, lembrando das atividades e brincadeiras que já aprendeu nas aulas de informática.

— A gente nunca teve um computador, só usamos um pouco na escola. É muito legal, dá para jogar, ouvir música, ficar na internet — conta Itauana.

Incentivo

A inclusão digital do projeto deve ajudar toda a família. A mãe das crianças, que trabalha como cabeleireira e manicure, lembra que há pouco tempo perdeu um emprego porque não sabia usar um computador. Agora, além de incentivar os filhos a utilizar o notebook, ela também quer aprender com a nova tecnologia. A jovem de 27 anos também elogia a implantação do projeto, que começou pela zona rural do município.

— Agora temos o mundo lá de fora aqui dentro de casa. Com certeza, é uma ação muito importante, porque o computador hoje não é mais um luxo, mas uma necessidade — destaca.

Projeto será ampliado em 2014

O projeto piloto do Um Computador por Aluno em Itajaí entregou cerca de cem computadores portáteis para todos os alunos e equipe pedagógica da Escola Isolada Maria Perpétua Pereira. O Programa de Inclusão Digital está capacitando professores para dar aulas por meio dos novos computadores em sala de aula.

A infraestrutura da escola será readequada para acesso à internet. Os equipamentos ficam à disposição dos alunos, que podem levá-los para casa e utilizar também pelos ambientes da escola, como biblioteca e pátio.

— Vamos beneficiar não só os estudantes, mas sim todas as famílias que têm filhos matriculados na unidade. Os alunos vão poder incluir em casa os pais e irmãos nas atividades digitais, sendo que a maioria deles não tem o equipamento hoje — ressalta o secretário de Educação de Itajaí, Edison d'Ávila.

Depois da localidade da Paciência, outra escola do município, ainda não definida pela prefeitura, receberá o programa no segundo semestre deste ano. O andamento do projeto federal será acompanhado neste período, e se der certo nas duas unidades, será gradativamente ampliado para toda a Rede Municipal de Ensino a partir do próximos ano, priorizando inicialmente os alunos das escolas isoladas.

O SOL DIÁRIO
Rafaela Martins / Agencia RBS

Os irmãos Itauana e Eryck Dutra Bernard já experimentaram a nova ferramenta da escola
Foto:  Rafaela Martins  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.