clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 16/04/2013 07h11min

Candidatos ao curso de Medicina buscam preparação diferenciada para as provas

Confira dicas que ajudam esses estudantes a conquistar a vaga mais disputada dos vestibulares

Camila Penha  |  camila.penha@diario.com.br

Determinação e disciplina. Se essas características são importantes para todos os vestibulandos, para quem pretende prestar Medicina, elas são indispensáveis. São milhares os estudantes que miram nesse curso, fazendo com que ele seja o mais concorrido em processos seletivos do país. Em comum, esses candidatos — que podem ser de estreantes nas provas a veteranos, acumulando anos de experiência — têm as muitas horas de estudo, as eventuais crises e o sonho do título de médico.

Para eles, vale a pena suar, e muito, a camisa para ingressar nessa formação da saúde. A preparação enlouquecedora tem feito crescer, inclusive, o mercado para esse público. Além de cursinhos de disciplinas específicas, despontam os preparatórios exclusivos para os vestibulandos "MED".

Recém-saída do terceirão, Raquel Arl, 17 anos, experimenta a realidade de um cursinho pré-vestibular há apenas um mês. Os pais ficaram em Palmas, no Paraná, enquanto a estudante, natural de Caçador, veio para Florianópolis se preparar para o vestibular de Medicina. Para encarar a disputa, que aumentou em 107% do processo seletivo de 2012 para 2013 na Universidade Federal de SC (UFSC), ela segue uma rotina totalmente voltada para os estudos.

Raquel, que foca nas instituições federais de SC e do Paraná, têm aulas das 8h às 16h20, de segunda a sexta-feira, no extensivo "Med" do Objetivo — específico para quem quer seguir a carreira de médico. Depois do horário, ela e os colegas seguem estudando até por volta das 20h. Apesar de mirarem no mesmo curso, o clima não é de competição. A ajuda mútua nos estudos chega a ser, inclusive, uma estratégia para aguentar dias inteiros de leituras e exercícios. Os colegas preferem pensar, então, que todos serão aprovados no fim do ano.

Até os docentes veem esse time de vestibulandos de maneira diferenciada. Professor de Geografia da turma, Luiz Carlos Bruno Júnior, que há 17 anos dá aulas em cursos pré-vestibular, explica que o principal diferencial do vestibulando de Medicina é que ele "suga o professor". É típico desse estudante fazer perguntas e tirar dúvidas sempre que puder. De um modo geral, são candidatos bem comprometidos, que têm noção da grande concorrência. Raquel se encaixa nesse perfil e tem conseguido levar com tranquilidade a carga pesada de estudos.

— Está sendo puxado, mas é exatamente isso que eu imaginava e queria que fosse — relata a estudante. Se não der para passar este ano, a ideia é continuar tentando. Afinal, o interesse pela Medicina domina os planos e sonhos de Raquel.

Opções de cursos "Med"
O curso do Objetivo é divulgado como o primeiro da rede no Estado. Em Florianópolis, o colégio COC deu início, também neste ano, a uma turma exclusiva de aspirantes a médicos. São 106 alunos que estudam com foco no vestibular de inverno do sistema Acafe.

Entre os livros e a tensão

Não há vestibulando que não se surpreenda com a relação de 103,3 candidatos por uma vaga no curso de Medicina da UFSC. A psicóloga e orientadora profissional Tahiana Pereira Brittes aponta que o desafio dos candidatos a esse curso é maior do que dos demais estudantes e a pressão pelo resultado, também. Para conseguir lidar com a grande carga de estudos, disciplina na organização do tempo e do conteúdo faz toda a diferença. Prestar atenção em si mesmo também vai contribuir para um bom planejamento do dia de estudos, para se aproveitar bem o tempo e manter o equilíbrio emocional.

— O autoconhecimento é muito importante para o vestibulando de Medicina: saber o que te acalma, o que te agita e qual é o teu limite ajuda bastante — explica a psicóloga.

O candidato a Medicina precisa acreditar na superação e ter em mente que o projeto para chegar até a universidade pode se estender por mais de um ano. Nesse processo, é preciso avaliar, sozinho ou com profissionais especializados, o porquê de se optar por esse curso.

Em muitos casos, o status e a expectativa de salários altos levam à escolha desse curso. Mas Tahiana recomenda que os estudantes não embarquem na construção de uma carreira com base apenas nesses fatores. É a afinidade com a área que vai fazer com que o vestibulando dedicado se torne um médico formado e, principalmente, realizado profissionalmente.

Para o candidato se lembrar:

- Antes de encarar os livros, busque informações sobre a profissão, para saber se é isso o que você realmente quer.
- Disciplina, foco e dedicação são elementos principais.
- Pode demorar mais de um ano para a aprovação chegar. Saiba que isso é normal, pela grande concorrência.
- Informe-se sobre opções de cursos qualidade em outro Estado . Ampliar o leque de tentativas pode aumentar as suas chances.
- Sisu e Enem são aliados importantes na busca por vagas em universidades pelo país.
- Vale se informar também sobre programas de bolsa de estudos para universidades particulares. A concorrência em algumas dessas instituições é menor. Só não se esqueça de observar se as instituições são aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Relação de candidatos por vaga da UFSC

Medicina (1º curso mais concorrido): 2011: 66,31 / 2012: 49,1 / 2013: 103, 31
Arquitetura e Urbanismo (2º curso mais concorrido) 2011: 17,1 / 2012: 16,35 / 2013: 26,8

DIÁRIO CATARINENSE
Cristiano Estrela / Agencia RBS

Raquel Arl passa o dia inteiro estudando em cursinho exclusivo para Vestibulandos MED
Foto:  Cristiano Estrela  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.