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Ensino Superior  | 07/04/2013 19h20min

Alunos da UFSC encerram participação em disputa internacional de carros de eficiência energética

Universitários fizeram um protótipo que pode andar até mil quilômetros com um litro de gasolina

A equipe de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que participou da Shell Eco-Marathon Américas 2013, em Houston, no Estado do Texas (EUA) — competição entre protótipos de carros eficientes — encerrou sua participação no evento antes do tempo.

A competição começou em 4 de abril e terminou neste domingo, sem que a equipe catarinense concluísse as 10 voltas necessárias. O protótipo apresentou problemas técnicos e mecânicos, depois de uma batida sofrida na disputa de sábado. Para recuperar o veículo, os estudantes tiveram que correr contra o tempo e viraram a madrugada trabalhando:

— Nós perdemos mas aprendemos muito e não foi por falta de esforço da equipe. O pessoal realmente trabalhou muito e estão de parabéns pelo trabalho, pelo empenho e pela motivação. A gente tem tudo para ano que vem voltar e tomar conta desse negócio aqui — disse o professor Henrique Simas, em uma gravação publicada na noite deste domingo, na página doFacebook da equipe.

Participaram 10 alunos dos cursos de Ciências da Computação, Física, Engenharia Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Jornalismo, Controle e Automação. Por oito meses, eles desenvolveram um protótipo capaz de percorrer um trecho 67 vezes maior por litro de combustível do que os carros populares oferecidos no mercado.

Com o apelido de Arara Azul, o veículo era como um carro simplificado, de três rodas, sem marchas e com três pedais: um acelerador, um freio traseiro e um dianteiro. Ele competiu com outros 150, desenvolvidos nos EUA, no México, no Canadá e na Guatemala. No Brasil, além da UFSC foram duas participantes de Minas Gerais.

A disputa chama a atenção de centros de pesquisa e empresas automotivas de todo o mundo, que ficam de olho nas ideias apresentadas.

O carro da E³ ( Equipe UFSC de Eficiência Energética)
 
- Carro: Arara Azul
- Equipe: 10 estudantes de Ciências da Computação, Física, Engenharia Elétrica, Eletrônica, Automação, Mecânica, Controle e Automação e Jornalismo. Mas só nove irão para Houston
- Tempo de produção: oito meses 
- Custo: R$ 10 mil
- Peso: cerca de 40 kg
- Velocidade máxima: 35 km/h
- Como funciona: é como um carro simplificado, de três rodas. Não há marchas e existem só três pedais, um acelerador, um freio traseiro e um dianteiro. Informações como rotação do motor e velocidade serão enviadas via computador para a equipe que dará as coordenadas para a piloto, como acelerar ou frear mais
- Diferenciais: os estudantes se prepararam para construir o carro respeitando-se questões de segurança, incluindo roupas adequadas. Um braço de medição de alta resolução, uma espécie de robô, foi utilizado para setores com alinhamento e direção 
- Categoria: protótipo movido à gasolina. O veículo ainda participa nos quesitos segurança, comunicação e inovação tecnológica

A prova

- Objetivo: com eventos anuais, a competição de eficiência energética desafia a se projetar e construir veículos ultra eficientes, com menor gasto de combustível
- Foco: estudantes do ensino médio e universitários
- Histórico: a competição começou no laboratório da Shell, em 1939. Mas nos moldes atuais, com estudantes, ocorre desde 1985
- Equipes: cerca 150 veículos, dos EUA, México, Canadá, Brasil e Guatemala. No Brasil, serão três participantes e as outras duas são de Minas Gerais.
- Quando: 4 a 7 de abril
- Velocidade mínima média exigida: 25km/h
- Categorias: protótipo, que é um veículo simplificado, e conceito urbano, mais próximo a carros comuns, com quatro rodas e farois. As competições ocorrem em diferentes combustíveis. São avaliados ainda quesitos como segurança, comunicação, inovação tecnológica, adversidade e design 
- Prêmio para cada uma das duas principais categorias: US$ 2 mil. A marca também oferece uma ajuda de custo para os estudantes participarem da maratona
- Duração: quatro baterias: duas de avaliação técnica e duas de corridas. A distância total a ser percorrida é de 9,7 quilômetros
- Recorde do ano passado: 930 km por litro, do veículo protótipo Mater Dei, de Evansville, Indiana

DIÁRIO CATARINENSE
Charles Guerra / Agencia RBS

Estudantes da UFSC, com apoio de professor, levaram oito meses para construir o veículo
Foto:  Charles Guerra  /  Agencia RBS


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