A Educação Precisa de Respostas | 01/04/2013 11h30min
O pássaro encantado de Rubem Alves voou tanto que achou um lugar para descansar. Três anos depois de inspirar um projeto pedagógico extenso e complexo, hoje ele repousa nas paredes, no jardim e nas salas de aula da Escola Municipal Ada Sant'anna da Silveira, no Paranaguamirim, em Joinville, que encontrou na sustentabilidade um eixo norteador para suas práticas pedagógicas.
O trabalho, que começou a partir de uma ideia do professor de Matemática, foi reconhecido por seu principal inspirador. O filósofo, escritor e educador Rubem Alves recebeu um dos resultados do projeto em casa.
Além de ter posado para a foto folheando o livro cuidadosamente elaborado a partir de sua história “A menina e o pássaro encantado”, revelou seu desejo em escrever sobre o assunto.
— Ele trouxe um encantamento para nosso ambiente. E é isso que se espera da escola: que seja um lugar encantado — destacou a professora Ana Paula Souza, uma das idealizadoras das práticas que chegaram às mãos do cronista.
A ideia de utilizar o Pássaro Encantado nas atividades pedagógicas partiu do professor de Matemática, Dilmar Ronaldo Cisz. Após ter contato com a crônica, que narra a história de um pássaro que tem suas penas modificadas pelos lugares por onde passa, ele percebeu que tinha em mãos um projeto interdisciplinar.
— Trabalhamos com matemática, português, artes. Eu, por exemplo, trabalhei com ângulos, perímetros e áreas a partir desta história — observou o professor.
Uma das principais atividades do projeto foi a reescrita da crônica por parte dos alunos. A partir da narrativa de Rubem Alves e de estudos sobre o conceito de biodiversidade, crianças do 6º ano escolheram novas trajetórias para o animal e elaboraram uma nova história.
Trabalharam conceitos dos biomas e ainda fizeram origamis. Os alunos ainda fizeram uma apresentação teatral das obras. Este foi o material que chegou as mãos do educador.
Alunos reescreveram crônica e fizeram peças teatrais a partir do texto de Rubem Alves
Foto:
Divulgação
/
Prefeitura de Joinville
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.