| 09/03/2013 07h02min
Rachaduras nas paredes e pisos descolando. Esse é o cenário no Centro Municipal de Educação Infantil Santina Schorck, no bairro Avaí, em Guaramirim, inaugurado há apenas três anos. O local, que atende 223 crianças entre quatro meses e cinco anos, passou por uma vistoria este mês, quando a Prefeitura constatou a necessidade de melhorias na estrutura.
A diretora Kariny Soares Leitzke conta que percebeu os problemas no mês passado, quando assumiu a instituição. Preocupada, informou o problema às secretarias de Educação e de Planejamento, que avaliaram a estrutura e constataram que o local não oferece risco aos profissionais e aos alunos.
— Fiquei aliviada quando disseram que não tem perigo, pois a nossa maior preocupação é a segurança das crianças —, comenta.
Segundo ela, as nove salas de aula, a cozinha e os corredores apresentam desníveis em algum ponto do piso. A maior rachadura fica na parede da recepção, logo na entrada da creche. Também há lajotas soltas na área externa, ao lado do pátio onde as crianças brincam. De acordo com a diretora, os alunos não têm acesso a essa área.
— Esses problemas não aconteceram de ontem para hoje. Deve ter levado um tempo para ficar assim —, diz.
A diretora de Planejamento, Ana Beatriz Schier, diz que a creche passará por uma reforma, que deve durar cerca de 30 dias. Segundo ela, uma licitação deve ser aberta este mês para contratar serviços de manutenção nos prédios municipais e o CEI será um dos locais que receberá investimento. O valor do serviço ainda está sendo avaliado e ainda não há data prevista para as obras começarem, mas ela acredita que o processo seja concluído em 90 dias.
Ana Beatriz diz que a vistoria constatou que os problemas não teriam sido causados por erro técnico durante a construção. Segundo ela, a creche foi construída sobre um aterro e com o passar do tempo houve uma movimentação natural de terra em alguns pontos, ocasionando o deslocamento do piso e as rachaduras.
De acordo com a diretora de Planejamento, a avaliação técnica constatou que a compactação de terra teria sido feita da forma correta. Como a creche fica perto do trilho do trem, ela afirma que a trepidação pode ter agravado a situação.
A Secretaria de Educação acredita que não será preciso transferir as crianças de espaço durante as obras.
O CEI Santina Schorck começou a ser construído no final do governo de Mário Sérgio Peixer e inaugurado em janeiro de 2010, durante a gestão de Evaldo João Junckes. O local tem 1,1 mil metros quadrados e recebeu investimento de cerca de R$ 1,2 milhão.
Apesar dos problemas, Prefeitura garante que local não oferece risco às crianças
Foto:
Germano Rorato
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.