Educação Básica | 06/03/2013 20h31min
Um ensino médio mais diversificado e que não prepare o estudante apenas para a entrada em uma universidade é uma das mudanças que precisam ocorrer nesta etapa de ensino para que o desempenho de alunos não fique tão abaixo do esperado. É isso que defende o secretário de estado da Educação, Eduardo Deschamps, ao comentar o resultado de Santa Catarina, no relatório De Olho Nas Metas 2012, divulgado pelo movimento Todos Pela Educação, nesta quarta-feira.
O levantamento mostrou que, em matemática, apenas 14 em cada 100 estudantes aprendem o que deveriam no terceirão. Deschamps diz que é preciso reestruturar o ensino médio.
Ano passado, os secretários de estado da Educação apresentaram para o Ministério da Educação um relatório com as medidas necessárias para fazer as mudanças. Ainda não houve manifestação do MEC.
O educador e ex-diretor de educação básica do Estado, Antônio Pazeto, acrescentou que o desempenho ruim dos alunos nos anos finais do fundamental e no terceiro ano do ensino médio indicam que os métodos os processos pedagógicos, os conteúdos e a avaliação da aprendizagem adotados não estão adequados a cada ano escolar. Isto vale tanto para matemática, quanto para outros conteúdos.
Para ele, entre os entraves na educação catarinense, que fizeram com que o Estado não alcançassem as metas estipuladas, passam por falta de vagas para atender adequadamente toda criança e adolescente, em particular na educação infantil e no ensino médio e inadequação dos conteúdos.
Ele ainda acredita que falta de foco na educação básica, nos processos de aprendizagem e na gestão, por parte dos programas de licenciatura e de formação continuada dos professores e gestores educacionais.
As cinco metas do movimento Todos Pela Educação
Meta 1 - Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
Até 2022, 98% de crianças e jovens devem estar matriculados e frequentando uma escola. Cada estado também devem registrar esse percentual
Meta 2 - Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anosAté 2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª série (3º ano) do fundamental — traz dados baseados em uma prova criada pelo movimento, sem dados por Estado.
Meta 3 - Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano
Até 2022, 70% ou mais de alunos terão aprendido o que é adequado para seu ano
Meta 4 - Todo aluno com o ensino médio concluído até os 19 anosAté 2022, 95% ou mais dos jovens de 16 anos deverão ter completado o ensino fundamental, e 90% ou mais dos jovens de 19, deverão ter completado o ensino médio
Meta 5 - Investimento em educação ampliado e bem gerido
Até 2010, continuando até 2022, o investimento público em educação básica deverá ser de 5% ou mais do PIB do país: em 2010 o valor divulgado foi de 4,3% — é o balanço mais recente. No geral o número vem crescendo desde 2000, quando era 3,2%
Sobre o movimento
O Todos Pela Educação, fundado em 2006, é um movimento da sociedade civil brasileira que tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure a todas as crianças e jovens Educação Básica de qualidade. Apartidário e plural, congrega representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, profissionais de imprensa, empresários e todas as pessoas ou organizações que são comprometidos com a garantia do direito a uma Educação de qualidade.
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