clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 07/03/2013 06h02min

"O Estado tem muito que correr atrás", avalia diretora-executiva do Todos Pela Educação

Priscila Cruz comentou desempenho do Estado em alguns dados revelados pelo relatório De Olho Nas Metas 2012

A diretora-executiva do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, avalia que Santa Catarina, mesmo apresentando as melhores taxas do país, ainda tem muito a melhorar. Ao analisar o desempenho do Estado no relatório De Olho nas Metas 2012, ela comentou que o Estado ainda "tem muito que correr atrás". O relatório foi divulgado nesta quarta-feira pelo Todos Pela Educação e é referente a um estudo que monitora a qualidade de ensino em todo o Brasil.

Todos Pela Educação trabalha com cinco metas (veja os detalhes no quadro ao fim da matéria), que devem ser cumpridas até 2022, quando completa 200 anos da Independência do país. A cada ano, uma etapa deve ser alcançada e um novo relatório é divulgado.

SC superou metas relacionadas ao aprendizado adequado à série em Português e Matemática nos anos iniciais do ensino funcamental, mas ficou estagnado nos anos finais e no ensino médio.

Entrevista:

Diário Catarinense — Como as metas são traçadas a cada ano?

Priscila Cruz — A gente tem a meta para 2022 e tem uma curva logística traçada. A partir dela, foram determinadas as metas intermediárias, ano a ano, até 2002.

DC — Brasil e estados conseguirão cumprir as metas finais até 2022?

Priscila — No fundamental 1 (anos iniciais) a gente atinge. É só manter o ritmo. No fundamental 2 (anos finais) e no ensino médio, se nada de muito radical acontecer, a gente não consegue atingir as metas.

DC — Matemática se mostrou um um ponto fraco em todo país, como reverter?

Priscila —
A matemática começa ruim nos anos iniciais do ensino fundamental, quando já temos desempenho pior em matemática do que em língua portuguesa. A realidade precisa ser encarada mais de frente. É bem raro políticas preocupadas com o ensino de matemática. Não é uma preocupação que está na agenda.

DC — Como vocês avaliam o desempenho de SC nas metas?

Priscila — De fato SC tem, talvez, um dos melhores resultados do país. Mas vamos pegar SC no ensino médio. A melhor educação, uma das melhores do país, tem 35,5% dos alunos que terminaram aprendendo o esperado em português. A taxa é 14,5% em matemática. Imagina um estado como SC e só 14,5% aprenderam matemática ao final do ensino médio. O Estado tem muito que correr atrás, ainda é muito emblemático. Mesmo em SC, a minoria aprende matemática.

Sobre o movimento

O Todos Pela Educação, fundado em 2006, é um movimento da sociedade civil brasileira que tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure a todas as crianças e jovens Educação Básica de qualidade.

Apartidário e plural, congrega representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, profissionais de imprensa, empresários e todas as pessoas ou organizações que são comprometidos com a garantia do direito a uma Educação de qualidade.



DIÁRIO CATARINENSE

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.