clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Reprovação  | 07/03/2013 08h02min

Recuperação no início do ano letivo gera polêmica em Caxias do Sul

Alunos do primeiro ano do ensino médio repetentes em 2012 têm nova chance de aprovação durante março

Durante o mês de março, alunos do primeiro ano do Ensino Médio reprovados em 2012 passarão por recuperação. Se aprovados, eles ingressam em abril no segundo ano.

Determinação da Secretaria da Educação do Estado, a recuperação neste período causa discórdia nas escolas de Caxias do Sul.

A maneira como essa nova chance é oferecida aos alunos difere de escola para escola. Algumas criaram turmas só de repetentes. Outras, os incluíram entre aqueles que vieram da 8ª série.

Em 2012, estreou nos colégios estaduais o ensino médio politécnico, começando pelos primeiros anos.

As principais mudanças foram a inclusão de uma nova disciplina, chamada de seminário integrado, e a ampliação da carga horária em 200 horas.

O objetivo da alteração é conter o índice de evasão e reprovação escolar. A reestruturação curricular avança para os segundos anos em 2013 e terceiros em 2014.

Sobram críticas ao Plano Estratégico de Transformação da Avaliação Excludente, nome da nova oportunidade. Há quem entenda que os alunos serão empurrados para a série seguinte, mesmo sem condições de ir adiante. E uma dúvida não sai da cabeça dos professores: o estudante que não aprendeu em um ano, conseguirá o feito em um mês?

— Acho que alguns que ficaram fracos em três disciplinas até são merecedores de mais uma chance. Mas houve casos em que a gente chamou os pais e conversou sobre rendimento, o comportamento dos filhos. No entanto, parece que não entenderam o recado — diz o diretor da Olga Maria Kayser, José Cláudio Martins Kavalerski.

Na Escola Melvin Jones, os que rodaram frequentam a mesma sala dos estudantes novos. Porém, no 6º período, são reunidos numa única turma para a recuperação. No ano passado, de 303 matriculados no primeiro ano, 96 não foram aprovados e 71 abandonaram os estudos, conforme a diretora Ana Luísa Ocaña Ennes.

Um dos 32 frequentadores da turma de repetentes do turno da manhã da Melvin Jones, João (nome fictício), 16 anos, pretende se esforçar neste um mês. Ele não nega que era conversador na aula.

— Conversava mesmo, às vezes não prestava atenção — admite o rapaz.

A 4ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) sustenta que o número de reprovações no primeiro ano caiu em 2012 em comparação com 2011 na região. Em 2012, 38,47% foram reprovados. No ano anterior, 43,32%. A CRE, no entanto, não divulgou os números de Caxias do Sul.

A partir de 2013, haverá nova oportunidade de avaliação dos reprovados no início do ano letivo. Em 2014, além dos primeiros, os reprovados dos segundos também ganharão chance de passar de ano nessa época, conforme a responsável pela 4ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Eva Marcia Fernandes. Isso porque o Regimento Escolar do ensino médio politécnico não prevê recuperação após o período letivo no mesmo ano em curso. 

— O Plano Estratégico de Transformação da Avaliação Excludente não caracteriza somente uma nova chance, mas propicia ao aluno um novo momento de aprendizagem, com vistas à construção do conhecimento e ao alcance de objetivos não atingidos no decorrer do ano de 2012 — explica Marcia.

Segundo a coordenadora, se o estudante demonstrar não ter adquirido conhecimentos necessários para avançar, não será aprovado.

PIONEIRO.COM
Maicon Damasceno  / Agência RBS

Alunos que reprovaram em 2012 fazem recuperação no sexto período na Escola Melvin Jones
Foto:  Maicon Damasceno  /  Agência RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.