clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/03/2013 10h48min

Professora Cláudia Silveira explica livros obrigatórios do Vestibular da UFSC

Especialista dá as diretrizes para entender as oito obras cobradas no processo seletivo

Nesta semana, continuamos apresentando algumas ideias gerais dos livros da lista do próximo vestibular da UFSC. É bem provável que você encontre essas obras em outras provas pelo Estado. Fique atento às explicações, a seguir, da professora Cláudia Silveira, mestre em Literatura e doutora em Teoria Literária pela UFSC, e professora no IFSC.

Orfeu da Conceição - Vinícius de Moraes (1942) - Modernismo 2ª fase
Nessa obra, Vinícius de Moraes trabalha a obsessão pela morte e a fé no amor absoluto. O autor transporta a história do mito grego Orfeu, em seu clássico amor entre Orfeu e Eurídice, para as favelas cariocas, um feriado de carnaval. Orfeu é um sambista, filho de uma lavadeira e de um músico, que vive no morro. O rapaz apaixona-se por Eurídice.

Esse amor desperta o ciúme e o desejo de vingança em Mira, ex-namorada do sambista, que leva Aristeu, apaixonado por Eurídice, a matá-la. Em uma terça-feira de Carnaval, Orfeu desce do morro e vai até o Clube "Os Maiorais do Inferno" depois de Eurídice estar morta. Em seu estado de loucura, ele vai procurar a amada Eurídice para encontrá-la novamente. De volta à favela, é morto por Mira e por outras mulheres instigadas por ela.

Gabriela, cravo e canela - Jorge Amado (1958) - Modernismo 2ª fase
A história acontece na década de 1920, na pacata Ilhéus-BA, época em que a cidade vive o período áureo do cacau, descrevendo as alterações profundas da vida social da Bahia, que inclui a abertura do porto aos grandes navios, levando à ascensão do exportador carioca Mundinho Falcão e ao declínio dos coronéis, como Ramiro Bastos.

A obra narra o caso de amor entre o árabe Nacib e a sertaneja Gabriela. Com sua sensualidade inocente, a cozinheira Gabriela não só conquista o coração de Nacib como também seduz um sem-número de homens ilheenses, colocando em xeque a férrea lei local que exigia que a desonra do adultério feminino fosse lavada com sangue.

Hora da estrela - Clarice Lispector (1977) - Modernismo 3ª fase
O romance conta a história da datilógrafa Macabéa, uma mulher que migra de Alagoas para o Rio de Janeiro e se depara com diferenças culturais intensas. A moça, simples e ingênua, leva uma vida sem grandes emoções. Começa a namorar Olímpico de Jesus, que não vê nela chances de ascensão social de qualquer tipo. Assim sendo, abandona-a para ficar com Glória (colega de trabalho de Macabéa), cujo pai era açougueiro. Certa vez, Macabéa vai ao médico e descobre que está com tuberculose, mas não conta a ninguém. Vendo a amiga doente, Glória a aconselha a ir a uma cartomante.

Madame Carlota prevê um futuro feliz para a garota; diz que viria de um estrangeiro que ela conheceria assim que ela saísse daquela casa, homem louro com quem casaria. A previsão da cartomante se concretiza quando, ao sair, Macabéa é atropelada por uma Mercedes amarela guiada por um homem loiro e cai no asfalto onde morre.

O Detetive de Florianópolis - Jair Francisco Hamms (1983) - Literatura Contemporânea
Livro que reúne 31 crônicas originalmente publicadas em jornal. Seu personagem central das primeiras histórias, o Detetive Domingos Tertuliano Tive (D.T.TIVE), possui um escritório que "funciona no centro de Florianópolis" (telefone 888888) e que "atende somente com hora marcada" e "sob absoluto sigilo". Assim, começa a investigar crimes estranhos, como o caso da morte do lebréu russo, do lobisomem de Saco Grande, dos dólares de Chapecó, dentre outros. Sempre acompanhado pela secretária Ivete, Tive resolve casos que não precisam de muito esforço; no entanto, é aí que faz sucesso e fortuna.

Para tentar atrapalhá-lo, aparece Pereira, piadista de mau-gosto que procura tirar o brilho de nosso herói. Outros casos também perpassam esta obra, envolvendo histórias com humor e sarcasmo, sempre envolvendo o cotidiano e a natureza humana.

Na semana passada, foram debatidos os temas das outras quatro obras da UFSC. Confira também outras informações sobre processos seletivos nas edições do Caderno Vestibular, do Diário Catarinense, às terças-feiras, e no site do Vestibular.

DIÁRIO CATARINENSE
divulgação / divulgação

A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, está na lista do Vestibular da UFSC
Foto:  divulgação  /  divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.