| 18/02/2013 20h47min
Uma manifestação que fechou a entrada e saída dos ônibus da plataforma B do Terminal Central de Florianópolis, na noite desta segunda-feira, marcou o primeiro desabafo dos usuários por causa dos problemas com as linhas das últimas semanas. Desde que começou o trajeto com escoltas, ir de um lado a outro da cidade à noite não é uma tarefa fácil.
Galeria de fotos mostra o protesto no Ticen
Os veículos saíram do Centro apenas a cada meia hora, sempre lotados. As plataformas também estavam cheias. O funcionário público Luiz Carlos Duchele dos Santos, 34 anos, tentou passar pelo meio da multidão para conseguir pegar uma condução. Quando chegou no transporte que ia para Capoeiras descobriu, às 19h, que não tinha acesso para cadeirantes e que só haveria outro ônibus às 20h, mas sem garantia de que também fosse adaptado.
Imagens dos usuários de ônibus protestando no Terminal Central
Inconformado, Luiz Carlos começou um protesto que reuniu no começo mais de 100 pessoas. Aos poucos, os usuários com medo de perder os escassos ônibus foram embora. O cadeirante acabou preso pela Polícia Militar e só foi solto depois das 20h30.
—Acho que a manifestação foi para avisar que a gente cansou de ser refém dos criminosos e do Estado—, lamenta.
A justificativa da Secretaria de Transportes para o problema foi um erro de cálculo. Segundo o secretário adjunto, Adriano Mafra, o plano disponibilizar ônibus assim que tivesse demanda. Mas no meio do horário reduzido faltaram policiais militares para fazer a escolta.
—Foi no momento da troca de turno. Vamos nos reunir de novo com a polícia para ver onde falhou—, explica.
Enquanto ainda há discussões para tentar minimizar os problemas, usuários do transporte coletivo, como a estudante Karen Cristine Coutinho, 28, estão tendo que mudar a rotina. Na semana passada ela deixou de ir para faculdade e nesta também não poderá assistir as aulas por falta de ônibus e de informação. Ela achava que haveria linhas até as 23h, mas a condução que precisa pagar circula apenas até as 20h.
Horários dos ônibus são definidos, mas não divulgados
Os horários dos ônibus a partir das 19h em Florianópolis ainda é um mistério. A Secretaria de Transportes chegou a definir uma lista determinando quando cada ônibus sairia dos terminais em comboios, mas ainda não divulgou.
O motivo para tanto sigilo é a tentativa da secretaria de testar os horários e ver se dão certo. Se derem, nesta terça-feira devem ser divulgados aos usuários. Caso contrário, a tabela será novamente modificada e colocada em prática.
A orientação para os usuários que chegarem aos terminais, perguntar os fiscais quando sairá o próximo comboio.
A única definição até agora é o horário de começo e término da circulação do transporte coletivo. Os ônibus deixam a garagem às 5h30 e circulam "normalmente" até as 19h. A partir de então, saem dos terminais apenas em comboios e escoltados por viaturas da Polícia Militar ou da Guarda Municipal até as 23h.
Os terminais da Trindade, Rio Tavares, Lagoa da Conceição fecham às 20h. Santo Antônio de Lisboa, às 21, e Canasvieiras às 22h. O terminal do Centro encerra as atividades às 23h.
Mesmo durante o dia, 14 linhas de Florianópolis continuarão sendo escoltadas, mesmo de dia. A maioria são ônibus que sobem os morros.
:Horários do transporte coletivo na Capital
Com o fim do Horário de Verão, a escolta dos ônibus que circulam na Grande Florianópolis mudou. Os coletivos passam ser escoltados pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis a partir das 19h até as 23h. Quinze linhas sociais, que operam em morros da Capital, seguem com o escoltamento durante o dia.
::Linhas com escoltas também durante o dia:
> 762 — Angelo Laporta
> 763 — Caeira do Saco dos Limões
> 764 — Monte Serrat
> 765 — Morro da Queimada
> 766 — Morro do 25
> 767 — Morro do Horácio Gama D’Eça
> 768 — Morro do Horácio Mauro Ramos
> 769 — Morro do Nova Trento
> 770 — Morro do25 Gama D’Eça
> 160 — Morro da Cruz
> 155 — Sol Nascente
> 161 — Morro da Penitenciária
> 173 — Morro do Quilombo
> 179 — Serrinha
> Abraão
::Horários dos terminais
Terminal de Integração da Trindade (Titri): fecha às 20h
Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio): fecha às 20h
Terminal de Integração do Centro (Ticen): fecha às 23h
Terminal de Integração da Lagoa da Conceição (Tilag): fecha às 20h
Terminal de Integração de Canasvieiras (Tican): fecha às 22h
Terminal de Integração de Santo Antônio de Lisboa (Tisan): fecha às 21h
Cerca de 50 pessoas participaram do manifesto contra os horários durante os atentados em SC
Foto:
Cristiano Estrela
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.