A Educação Precisa de Respostas | 15/02/2013 06h02min
Os pais que estão procurando transporte escolar para os filhos pela primeira vez devem ficar atentos aos quesitos de segurança. Antes de tudo, é preciso verificar a licença para atuar na cidade.
A vistoria da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) é rigorosa e ocorre a cada seis meses. O prazo de renovação das licenças vai até esta sexta-feira. Se o veículo for aprovado, o motorista recebe um certificado que comprova a vistoria. Os donos das 115 vans que realizam a atividade em Joinville devem apresentar à Seinfra a documentação do veículo, cópia da CNH, curso de direção defensiva, certidões negativas de débito
federal, estadual e municipal e o laudo técnico do veículo, que deve ser realizado em ofi cinas credenciadas pelo Inmetro. O motorista, ainda, precisa ser habilitado na categoria profissional.
Edemilson Miguel Tomazi, 46 anos, que é dono de um microônibus, está atento ao regulamento, pois já trabalha com fretamento escolar há 18 anos. Por isso, ele se
adiantou e já fez a vistoria veicular antes de iniciar-se o prazo de renovação. O tio Edi, como é chamado pelas crianças, não sabe mais viver sem elas.
— Me acostumei com as crianças, não sei fazer outra coisa. O problema é o trânsito, que está cada vez pior —, comentou.
Além de atender aos requisitos cobrados pela Seinfra, Edemilson tem uma monitora que cuida das crianças durante a viagem. Os pais também devem ficar atentos à quantidade de lugares disponíveis nos veículos, já que a lotação máxima é de 19 lugares. Todos os acentos devem ter cinto de segurança. Se o veículo tiver bancos a mais, o dono deve retirar.
Edemilson Miguel Tomazi, proprietário de uma van escolar, já passou pela vistoria
Foto:
1
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.