| 14/02/2013 06h32min
Sair do ritmo das férias e engrenar na rotina escolar não é tarefa fácil para pai, crianças e adolescentes. Até a próxima semana cerca de 1,36 milhão de alunos devem retomar as aulas em todo Estado, e após dois meses de férias é normal que relutem em se adaptar à nova rotina. De acordo com a pedagoga Mônica Fantin, a adaptação pode levar até um mês e sem um preparo ou ajuda dos familiares pode gerar queda no desempenho escolar e comportamentos agressivos por causa do estresse.
Nos últimos dias de férias, é importante que alunos comecem a mudar a rotina. Dormir mais cedo é uma das principais dicas para melhorar o desempenho e disposição para enfrentar o dia com novas responsabilidades e tarefas. De acordo com a pedagoga Mônica, as crianças devem ir para a cama por volta das 21h.
— Pelo próprio desenvolvimento de certos hormônios, como o do crescimento, que são produzidos entre as 22h e 2h, no primeiro sono, e que são importantes para um desenvolvimento saudável — afirma.
Dentro das adaptações, até mesmo a alimentação pode influenciar. A nutricionista Luciana de Souza lembra que os pais podem aproveitar as mudanças para reorganizar a rotina alimentar que nas férias também fica desregulada, repleta de guloseimas e horários indeterminados. Alimentos saudáveis, naturais e balanceados contribuem no desenvolvimento necessário para enfrentar uma rotina mais apertada com os novos compromissos.
— Não deixarem que as crianças escolham totalmente o que querem comer e substituam frutas e verduras por outras que se adaptem ao gosto deles — sugere.
Primeira vez na escola
Se a criança está indo pela primeira vez à escola ou foi matriculada em uma outra unidade de ensino é importante que os pais a levem antes para conhecer a instituição. O preparo dos pais para este momento é fundamental. A pedagoga Mônica Fantin lembra que muitas vezes eles também ficam receosos quanto a deixar os filhos na escola pela primeira vez.
— A criança agora entra em uma nova fase, em que os pais não estarão tão presentes. É uma nova etapa de socialização, um desafio que pode gerar insegurança dos pais, a criança percebe e também fica aflita — lembra.
Fim de férias
Os pais devem começar a incutir nas crianças e adolescentes novos hábitos para entrar no ritmo. Um deles é o horário de dormir. De acordo com psicólogos e pedagogos, é saudável que crianças durmam em média 10 horas por dia. Antes de deitar é recomendável que não façam atividades como jogos, computador e assistir TV.
— Atividades em computador e televisão emitem raios de luz e provocam estímulos que tiram o sono. O recomendável são atividades mais leves com os pais — explica Mônica.
Muito sono
Se o seu filho chora muito, reluta em acordar e está sempre com sono ele pode não estar conseguindo se adaptar ao ritmo escolar. Converse com ele, com os professores e procure identificar o que está acontecendo. Ele pode não estar dormindo o tempo suficiente ou está com algum problema de adaptação na escola. A conversa entre familiares e professores é sempre o melhor caminho para contribuir no desempenho escolar dos filhos.
— Aos pais cabe estar sempre atentos a qualquer mudança de comportamento da criança — alerta a psicopedagoga e psicanalista Maria Estela Gonçalves.
Alimentação
Uma dica da nutricionista Luciana Miranda da Silva de Souza, é aproveitar a volta às aulas para retomar o ritmo de uma alimentação balanceada e saudável. Ela lembra que as crianças devem ter pelo menos cinco refeições por dia, com todos os alimentos da cadeia alimentar.
— Evite que ela saia em jejum para a escola, recomende lanches e frutas — salienta Luciana.
Material escolar
Deixar que os próprios filhos arrumem a sua mochila é uma atitude que contribui para motivá-los ao início das aulas. Os pais podem ajudar a colocar as etiquetas e a separar os materiais. Para a pedagoga Mônica, a atitude contribui para que ele tenha uma maior responsabilidade quanto aos seus materiais de estudo.
Horário para estudar
Organizar o horário de estudos da criança é fundamental para o melhor aproveitamento dos estudos. A pedagoga Mônica sugere que a criança volte da escola, faça a sua refeição, descanse um pouco e logo faça os deveres. A psicopedagoga e psicanalista Maria Estela orienta que os melhores horários são pela manhã ou à tarde e devem ser acompanhados pelos pais ou cuidadores.
Brincar é importante
"Parece um adulto em miniatura", alerta a pedagoga Maria Estela, que salienta que a criança, apesar de entrar no ritmo escolar, não deve esquecer de brincar. Ter um tempo livre, não preencher todo o tempo com atividades extracurriculares é importante para criança descansar e não ficar estressada.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.