clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/02/2013 07h11min

Trabalhadores do Transporte Público da Grande Florianópolis podem entrar em greve

Sindicato quer mais segurança para os funcionários. Categoria quer limitar o serviço até às 19h.

Marcone Tavella  |  marcone.tavella@horasc.com.br

O serviço de ônibus, que já estava limitado em linhas e horários, pode parar de vez na Grande Florianópolis. Reunião do Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano da Grande Florianópolis), marcada para as 9h30min desta quinta-feira, pode terminar em greve da categoria.

Motoristas e cobradores reclamam da falta de segurança, e não estão satisfeitos com o acompanhamento da segurança pública.

— Várias linhas intermunicipais estão saindo sem escolta. O profissional está trabalhando com medo. Nós não vamos pagar pela inoperância do Estado _ avisou o secretário do Sintraturb, Deonísio Linder.

Ônibus que tem horário depois das 20h, com saída do Ticen, só vai até o bairro, mas não volta com passageiros. Algumas linhas incluíram outros itinerários na rota. Por exemplo, a linha Jardim Zanellato, da empresa Biguaçu, passa por outros bairros de São José até chegar no destino final. Antes o transporte ia direto.

Reunião discutiu alternativas para o setor

Em uma reunião quarta-feira à tarde, no gabinete da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, entre autoridades e representantes dos sindicatos do setor, foram discutida novas estratégias para garantir a segurança dos trabalhadores do serviço de transporte e usuários.

— Apresentamos alternativas ao sindicato para manter tudo na normalidade. Estamos fazendo um trabalho para atender empresários, trabalhadores e o usuário, mas a decisão está com eles — afirmou o comandante da 1ª Região da Polícia Militar, comandante João Henrique Silva.

Pelo menos mais 40 carros para escolta

A Prefeitura de Florianópolis disponibilizou mais 20 veículos alugados para serem usados pelo policiamento e a Secretaria de Infraestrutura do Estado sinalizou pelo empréstimo de mais 20 carros, que seriam utilizados tanto em escoltas como em trabalho tático.

Se for decidido pela greve, o secretário do Sintraturb garantiu que a população "não ficará na mão". 

— Vamos garantir transporte pelo menos até as 19h, que é o horário limite que a gente gostaria de trabalhar. A população tem que entender que o momento é de crise e tem que se adequar _ disse Deonísio.

O que está garantido é que os ônibus começam a circular nesta quinta a partir das 6h30min.

HORA DE SANTA CATARINA

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.