| 04/02/2013 08h42min
Os ataques do fim de semana em Joinville e região exigiram das polícias ações de emergência. Uma delas foi o aumento do número de soldados e viaturas nas ruas. Segundo o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, Adilson Michelli, que está como interino no comando da 5ª Região da Polícia Militar, o efetivo foi dobrado desde a noite de sábado.
— Estamos com 100% do efetivo nas ruas para dar mais segurança à população —, diz o comandante.
O reforço também veio da Capital. Doze soldados do Centro de Operações Especiais (Cope), divididos em duas equipes, estão em Joinville para dar suporte às ações. A medida foi tomada depois que o Centro de Inteligência da Polícia recebeu informações de que policiais seriam alvos dos criminosos.
A intenção também é proteger as delegacias da Polícia Civil, para evitar novos ataques como os que ocorreram na Delegacia de Trânsito, no bairro Floresta, e a subprefeitura de Araquari, alvo de disparos na madrugada de sábado.
Segundo a Polícia Militar, os policiais receberam a orientação de redobrar os cuidados nas ações e também em casa. O policiais militares de folga estão auxiliando com rondas nas ruas com carros particulares.
— Qualquer um em uma moto, com uma mochila nas costas é suspeito —, disse um policial, que não quis ser identificado, durante a ronda na noite de domingo.
No sábado, guarnições percorreram os postos de combustíveis para orientar proprietários e frentistas.
— Pedimos para que ficassem atentos com quem for comprar combustível a granel ou em garrafas pet. Para anotarem a placa e prestarem atenção no máximo de características e contatar o Copom o mais rápido possível —, conta o policial.
Domingo, caminhões de combate a incêndio dos bombeiros foram deslocados para permanecer por tempo indeterminado nos pátios de ônibus das empresas Gidion e Transtusa. Outro caminhão, com maior capacidade de armazenamento de água, foi deslocado para a garagem de ônibus próxima ao terminal urbano do bairro Itaum.
Cerca de 20 bombeiros voluntários que estariam de folga foram convocados a reforçar o contingente durante o domingo.
Avaliação das ações
Uma comissão para estudar melhorias constantes de segurança no transporte coletivo daqui para frente foi criada pelo prefeito Udo Döhler.
— O mais importante é preservar as pessoas que estão dentro dos ônibus —, assinala.
O prefeito diz, ainda, que a criação da Guarda Municipal vai gerar ações mais efetivas de combate às drogas, que, por consequência, vai reduzir a contravenção.
Nesta segunda, haverá um novo encontro entre a administração, polícias e Exército para avaliar as ações adotadas no fim de semana.
No terminal do Centro, na noite de domingo, viaturas e muitos soldados de prontidão
Foto:
Cleber Gomes
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.