Educação Infantil | 22/01/2013 09h34min
A primeira mochilinha escolar já está em casa há mais de um ano, mas ela continua vazia porque ninguém na família do pequeno Carlinhos, de quatro anos, sabe quando haverá uma vaga no ensino público infantil para ele virar um aluno de verdade.
O menino mora com a mãe e dois irmãos mais velhos no bairro Parque Guarani, na zona Sul de Joinville, pertinho do terreno onde começa a ser erguido um segundo centro de educação infantil (CEI) no bairro.
A previsão é de que o CEI João Bernardino, ao lado da rua Laranjal, receba até 240 crianças a partir de março de 2014. Como a fila por vagas é grande, não há certeza de que uma dessas crianças será Carlinhos. Mas só de ver o canteiro de obras pertinho de casa, a mãe dele, Gisele Miranda, 39 anos, não para de sonhar.
— Faz dois anos que esperamos por uma vaga, mas dizem que há 200 famílias na frente da fila. Se tudo der certo, seria perfeito ter meu filho aqui tão perto —, conta a mãe.
Os outros dois filhos dela – um menino de oito anos e uma adolescente de 13 – também nunca puderam ser matriculados no ensino infantil.
O problema, diz Gisele, é que a renda da família não passa de R$ 400. Ela vive apenas da pensão paga pelo ex-companheiro e das mensalidades do Bolsa-família.
— Quando comecei a trabalhar, em 2011, não tinha com quem deixar o pequeno. Então, tive que largar os trabalhos de zeladora para ficar só com eles —, lamenta.
A região Sul, onde mora Gisele, concentra a maior demanda por vagas na cidade. A estimativa é de que a fila do ensino infantil seja de cerca de 3 mil crianças em Joinville. No ano passado, 3.183 pequenos de até cinco anos preencheram novas vagas e outros 3.187 cadastrados continuaram na espera. Há mais carência por vagas de zero a três anos de idade.
Começo das obras
Ordens de serviço também foram lançadas ontem para as construções de um CEI no Paranaguamirim e outro no Morro do Meio – as assinaturas dos contratos são de dezembro, na gestão de Carlito Merss (PT).
O terreno do Parque Guarani é o único que já conta com canteiro de obras porque a construtora responsável aproveitou o trabalho de uma equipe extra nos últimos dias. Lá, operários fizeram a terraplenagem e passaram a cuidar do muro no entorno.
Rosane Mebs, engenheira da Secretaria de Educação, diz que até quinta também devem começar os trabalhos nas outras duas unidades.
Os três CEIs terão 15 salas para creches e vão reduzir a carência do ensino infantil em até 620 vagas. As obras são parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), com contrapartida da Prefeitura. Outros nove CEIs também estão no pacote do PAC 2, mas não há confirmação do início das obras.
Gisele espera há dois anos por uma vaga para o pequeno Carlos
Foto:
cei,centro de educação infantil,escola,vaga em cei,cei em construção,rua laranja,parque guarani
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.