Ensino Superior | 17/01/2013 07h43min
Estefania Del Valle, 23 anos, conseguiu realizar o sonho de se tornar publicitária sem precisar deixar a família em Joinville graças ao Programa Universidade Para Todos (ProUni).
— Aqui não tem curso de comunicação gratuito. Minha família não tinha condições de pagar. Na época, a mensalidade era em torno de R$ 600 —, conta.
No ano passado, Estefania largou a vida de universitária bolsista para entrar de vez no mercado de trabalho. A bolsa que pertenceu a nova publicitária por quatro anos, agora estará disponível a outro felizardo, que a partir desta quinta, poderá fazer a inscrição. Em Joinville, são 1.209 vagas abertas em nove universidades, para 53 cursos. Na região Norte, estão sendo disponibilizadas 1.550 bolsas.
Veja as vagas disponíveis no site do Prouni
O programa é do governo federal e concede bolsas de estudos em universidades e faculdades particulares a alunos que não possuem condições financeiras para custear um curso de ensino superior.
As bolsas podem ser integrais, ou seja, o governo paga o valor completo da mensalidade, ou ainda de 50%, quando a metade deverá ser paga pelo próprio aluno. A boa notícia é que, segundo os dados divulgados no site do Ministério da Educação, a maioria das bolsas disponíveis na região são integrais.
Os cursos que mais disponibilizam vagas são pedagogia e administração. Um dos mais caros e mais procurados, medicina na Univille, conta com sete bolsas de 100%, que são as mais desejadas pelos alunos.
A paulista Andressa de Oliveira, 21 anos, foi uma das alunas do curso de medicina da Univille que conquistaram a bolsa. Ela precisa pagar aluguel e ainda os materiais utilizados na faculdade que, bem como ela lembra, também não são nada baratos.
— Se não fosse a bolsa, não sei se conseguiria pagar a universidade. Ela é bastante cara e são muitas despesas —, comenta a estudante, que agora passa férias nas casas dos pais no interior de SP.
Para a reitora da Univille, Sandra Furlan, é preciso buscar alternativas para ampliar o acesso ao ensino superior.
— E o ProUni é uma excelente oportunidade nesse sentido —, avaliou.
Redução no número nacional
No País, são 144 mil vagas. O número é menor do que em 2012, quando o governo ofereceu cerca de 190 mil chances aos estudantes brasileiros. Este número também depende da quantidade de vagas que são oferecidas pelas faculdades. A matemática e a ideia simples: a cada nove alunos pagantes, o décimo deve ser bolsista.
PDF: as vagas da região Norte
Estefania concluiu o curso de publicidade no ano passado com ajuda do programa
Foto:
Maiara Bersch
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.