Vestibular | 12/01/2013 05h01min
Abaixo, confira tudo que você precisa saber sobre a largada para o vestibular da UFRGS.
Provas
Serão 10 provas, aplicadas de amanhã a quarta-feira, das 8h30min às 13h, em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. No site mapa.ufrgs.br é possível encontrar todos os locais que receberão os candidatos.
Preste Atenção:
A UFRGS recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova às 8h.
Cronograma
Dia 13, domingo — Física, literatura de língua portuguesa e língua estrangeira moderna
Dia 14, segunda-feira — Língua portuguesa e redação
Dia 15, terça-feira — Biologia, química e geografia
Dia 16, quarta-feira — História e matemática
Documentos
O candidato tem de apresentar, nos dias de prova, documento de identidade original usado na inscrição, que podem ser carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira expedida por ordens ou conselhos criados por lei federal e controladores do exercício profissional, desde que com foto e número do documento de identificação que lhe deu origem.
Material
Para responder às questões, é necessário usar caneta esferográfica azul ou preta.
Gabaritos
As respostas de cada prova serão divulgadas no site www.vestibular.ufrgs.br, a partir das 17h do dia em que forem aplicadas.
O que exclui um candidato
Não se comportar de acordo com normas adequadas de conduta e urbanidade.
Comunicar-se com outro candidato durante a realização das provas, bem como se utilizar de consultas e/ou portar, mesmo que desligados, quaisquer dos equipamentos não permitidos.
Utilizar recursos ilícitos ou fraudulentos, em qualquer das etapas do concurso.
Não permitir coleta da impressão digital.
Não permitir a realização de revista eletrônica.
Durante as provas
Não é permitido usar ou portar telefone celular, pagers, fones de ouvido ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos e/ou similares. A Coperse recomenda que os aparelhos sequer sejam levados aos locais de prova.
O candidato só poderá deixar a sala depois de transcorridas duas horas do início da prova. O caderno de questões será entregue ao candidato no dia seguinte, ao final da prova, exceto no último dia, quando o candidato poderá levar o caderno de questões ao sair da sala de prova.
Os dois últimos candidatos deverão se retirar da sala ao mesmo tempo.
Os candidatos só podem ausentar-se da sala na companhia de um fiscal.
Quem quiser levar uma garrafa d'água deve optar por um recipiente transparente, sem rótulo. Além da garrafa, durante a realização das provas, o candidato poderá manter consigo caneta, lápis, borracha, documento de identidade e refrigerante, também sem rótulo. Mochilas e outros objetos devem ser deixados em local indicado pelo fiscal da sala.
Ao fim das provas, o candidato deve entregar a(s) folha(s) de respostas e o caderno de questões. É proibido copiar as respostas assinaladas.
Raio x dos candidatos
Vestibulandos do Interior do RS: 20.548
Vestibulandos de Porto Alegre: 20.410
Vestibulandos do Estado: 40.958
Vestibulandos de fora do RS: 5.286
Vestibulandas do sexo feminino: 25.710
Vestibulandos do sexo masculino: 20.534
Candidatos pelo acesso universal: 25.309 para 3.746 vagas
Egressos de escola pública, com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita: 13.775 para 395 vagas
Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarados negros, pardos ou indígenas: 2.171, para 395 vagas
Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita: 3.972 para 444 vagas
Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarados negros, pardos ou indígenas: 1.017 para 444 vagas
Cursos mais procurados
Medicina: 57,17 candidatos por vaga
Psicologia (noturno): 24,77
Psicologia (diurno): 18,93
Jornalismo: 18,32
Fisioterapia: 17,33
Opção de Língua Estrangeira
Inglês 24.384 alunos
Espanhol 21.551
Italiano 143
Francês 89
Alemão 77
Trânsito
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçará o atendimento das linhas de ônibus que atendem ao Campus do Vale com horários extras e veículos articulados. Também haverá agentes de trânsito nos pontos de maior movimentação, para organizar a circulação.
Os tempos dos semáforos dos cruzamentos da Bento Gonçalves serão alterados para garantir maior fluidez ao tráfego da região. Em razão da mudança, a EPTC alerta para possíveis congestionamentos nos acessos aos bairros Lomba do Pinheiro e Agronomia, assim como no limite com Viamão.
Horários extras das linhas que atendem ao Campus do Vale:
Domingo
Linha T8 — Campus/Farrapos: 7h5 e 12h16min
Linha 343 — Campus/Ipiranga: 7h5, 7h15min, 11h55min e 12h25min
Linha D43 — Universitária/Direta: 7h10min, 7h20min, 7h30min
Linha 375 — Agronomia/Informática: 6h20min, 6h30min, 7h
Linha 286 — Belém Velho/Cristal/UFRGS: 6h35min
De segunda a quarta-feira
Linhas que atendem ao Campus da UFRGS seguirão com tabela normal (são as únicas que não entraram na tabela de verão)
Estacionamento
A UFRGS alerta que os estacionamentos do Campus do Vale não serão abertos à comunidade. Para evitar transtornos na chegada ao local, que tem apenas uma via de acesso, chegue cedo e dê preferência ao transporte coletivo.
A universidade terá monitores uniformizados dentro dos ônibus para orientar os vestibulandos sobre como chegar ao local de prova.
É possível consultar os horários e itinerários das linhas de ônibus da Capital nos sites
www.eptc.com.br
www.poatransporte.com.br ou pelo telefone 156. ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.