clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 10/01/2013 19h32min

Primeiro lugar do vestibular da UFSC conta como conseguiu chegar ao topo

Com a nota de 86,42, ele teve a nota mais alta do processo seletivo

Gabrielle Bittelbrun  |  gabrielle.bittelbrun@diario.com

Na tarde desta quinta-feira, Delcio Luiz Castagnaro Filho, de Ponte Serrada, no Oeste, recebeu uma ligação de alguém que dizia ser a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel. Na ligação, ela deu uma notícia que o estudante não conseguiu acreditar.

>>> Confira a lista de aprovados no vestibular da UFSC

Ele teria conquistado o topo da lista de aprovados do vestibular mais concorrido do Estado. Era verdade. Com a nota de 86,42, ele teve a nota mais alta do processo seletivo e conquistou, com louvor, a vaga no curso de Medicina. Como ele, outros 6.030 vestibulandos comemoraram, entre pulos e lágrimas, o resultado do Vestibular 2013 da instituição, divulgado nesta quinta-feira.

- Uma mulher me ligou, dizendo que era a reitora e me dando os parabéns. Nem sei o que falei para ela! Achei que era trote... _ conta Delcio. O estudante chegou a pedir para o cunhado ligar de volta naquele número, para confirmar se era, de fato, a reitora. Depois, comemorou sozinho em casa.

A boa colocação não era esperada. O aluno que fez dois anos de cursinho em Florianópolis, não estava sempre entre os melhores na escola e não conquistou o topo nos vestibulares que prestou, Acafe e Federal do Paraná.

Para a UFSC, ele acredita que os simulados específicos e a tranquilidade durante a prova tenham ajudado, além das quase 12h de estudo diárias. Agora, ele pretende desistir do vestibular da Federal do RS, que iria prestar semana que vem, e comemorar com a família.

O curso de Medicina, em que Delcio irá se matricular, foi o mais concorrido deste vestibular, com 103,31 candidatos por vaga, seguida por Arquitetura e Urbanismo, com 26,8 candidatos por vaga e Engenharia Civil, com 26,73.

UFSC apresentou balanço de processo seletivo

A UFSC divulgou, também nesta quinta-feira, números gerais do vestibular. Houve um aumento de 20% nos inscritos em relação ao ano passado, com 36.529 candidatos concorrendo a 86 cursos. O índice geral de abstenção foi de 18,78%. O principal diferencial deste ano foram as alterações na Política de Ações Afirmativas da instituição, reservando-se 30% das vagas para alunos cotistas.

A reitora Roselane elogiou o processo e ressaltou a importância da divulgação dos resultados. 

- Lembro que, quando fiz o vestibular, escutei meu nome (entre os aprovados) pela rádio. É um momento que marca a vida do ingresso - expôs.

Os aprovados devem efetuar matrícula nos dias 18 e 19 de fevereiro, nos respectivos campi, com exceção dos classificados para o curso de Engenharia de Materiais, que deverão efetuar matrícula nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Mais informações no site da universidade.

Confira a entrevista com Delcio Luiz Castagnaro Filho:

Diário Catarinense: Como foi a sua preparação?
Castagnaro: Fiz dois anos de cursinho. No ano passado, estudei mais e ficava no colégio das 7h30min às 19h. Teve vezes que cheguei a estudar mais do que isso...

DC: Como foi ver seu nome no topo da lista?
Castagnaro:
Nem sei ainda, a internet aqui de casa é muito ruim, a lista não abre. Soube pela reitora da UFSC e depois conhecidos começaram a me ligar.

DC: Que dica você daria para quem quer passar tão bem como você?
Castagnaro:
Estudar e estudar, não tem fórmula mágica.

DC: Você acha que todo mundo que estudar bastante tem condições de passar? Castagnaro: Acho. O problema não é nem vontade de estudar, mas a pessoa tem que ter certa condição para frequentar um colégio bom e tempo necessário para estudar. Nem todo mundo tem isso.

DC: Você se considera um "nerd"?
Castagnaro:
Não... não sentava nas primeiras carteiras e até levava bronca dos professores em sala às vezes, por estar conversando sobre outra matéria.

DIÁRIO CATARINENSE
Henrique Almeida / Agecom UFSC

Resultado do vestibular foi divulgado nesta quinta-feira
Foto:  Henrique Almeida  /  Agecom UFSC


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.