Ensino Superior | 08/01/2013 19h06min
Estudantes de renda baixa que ingressarem em universidades federais por meio do sistema de cotas terão direito a uma bolsa mensal de R$ 400. A informação foi anunciada nesta terça-feira pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva feita em Brasília.
As bolsas serão concedidas para alunos com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo matriculados em cursos com mais de cinco horas de jornada por dia.
— Terão direito a uma bolsa de R$ 400 por mês assim que entrarem na universidade e durante todo o curso — afirmou o ministro.
Em novembro, Mercadante havia anunciado uma ajuda financeira para os cotistas, nos moldes do programa Bolsa Família, mas não havia confirmado o valor na ocasião. A Lei das Cotas estabelece que 50% das vagas reservadas para alunos de escolas públicas serão dadas a estudantes de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. As vagas dos cotistas serão preenchidas por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à verificada no Estado da instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2016, as instituições federais deverão reservar 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública.
Sisu
O ministro ainda apresentou dados sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Um balanço fechado às 17h desta terça-feira contabilizou mais de 1.201.148 de inscritos nos dois primeiros dias do programa, mais do que no ano passado. Mercadante reforçou que os estudantes devem analisar com calma as opções de cursos.
Uma vez por dia, o Sisu divulga a nota de corte para cada curso e turno. O monitoramento da nota de corte e a classificação parcial funcionam como referência para ajudar o candidato a acompanhar a inscrição e aumentar as chances de conseguir a vaga. Até o último dia de inscrições, na sexta-feira, 11, o candidato pode mudar as opções quantas vezes achar necessário. O sistema reconhecerá a última inscrição confirmada pelo candidato.
Entre as instituições mais procuradas estão as universidades federais do Ceará, do Rio de Janeiro, Fluminense e Rural de Pernambuco. O curso com maior concorrência é o de medicina da Universidade Federal do Ceará. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre. As inscrições estarão abertas até as 23h59 de sexta-feira, 11.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.