clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Superior  | 07/01/2013 10h45min

Vazamento de dados não permitiu alterações na inscrição do Sisu, garante MEC

Nos primeiros minutos da madrugada desta segunda-feira foi possível visualizar informações como nome e nota no Enem de outros candidatos

Atualizada às 12h06min

Logo nos primeiros minutos após a abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi possível visualizar informações de outros candidatos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a falha que permitiu o vazamento foi corrigida em sete minutos.

O problema ocorria quando estudantes clicavam no link "Ajuda". Dados como nome do candidato, telefone celular, e-mail e notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC afirma que não foi possível alterar as opções dos inscritos.

Até as 9h desta segunda-feira, haviam sido registradas mais de 146 mil inscrições. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) era a instituição mais procurada, com 22.297 candidatos. A UFRJ oferece 4.745 vagas. Em seguida, estavam a Universidade Federal do Ceará (UFC), com 13.455 estudantes para 6.258 vagas, e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 9.867 inscritos para 4.789 vagas.

O Sisu entrou no ar no início da madrugada desta segunda-feira. Entre as 0h1min e a 1h, a primeira de funcionamento, o sistema registrou mais de 80 mil candidatos inscritos.

Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas chega a 129 mil, em 3,7 mil cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de Ensino Superior selecionarão estudantes por meio do Sisu. Antes da abertura do sistema, vinte mil pessoas já estavam logadas. Com a abertura das inscrições, esse número saltou para 50 mil.

Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota superior a zero na redação. O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — se por meio de cotas, outras políticas afirmativas ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

Cronograma

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 de janeiro, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

ZERO HORA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.