clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Fundamental  | 04/01/2013 22h03min

Alunos de escolas públicas de Pomerode começam o ano do outro lado do mundo

Com ajuda de uma professora alemã, seis estudantes do Ensino Fundamental viajam à Alemanha para uma jornada de estudos

O ano de 2013 começou diferente para Matheus Kurth e outros cinco colegas de escolas públicas bilíngues de Pomerode. O estudante de 13 anos está realizando o sonho de conhecer a Alemanha, onde ficará até março.

 O grupo embarcou no início dessa semana, junto com uma professora de alemão, que organizou a viagem. Lá, eles vão estudar em escolas públicas locais as mesmas disciplinas que aprenderiam aqui no Brasil, mas com um diferencial: tudo na língua estrangeira.

Quando criança, o passatempo preferido de Matheus era conversar no outro idioma com os bisavós, filhos de alemães. Desenhar também faz parte da rotina  do menino que pensa grande _ o objetivo é estudar Arquitetura.




Ele, Stefan Thurow, Christopher Borchardt, Adrielle Nuremberg, Matheus Volkmann e Liandra Michelmann, com idades entre 13 e 15 anos, são alunos das escolas Curt Brandes e Olavo Bilac, que oferecem alemão no currículo escolar. Foram escolhidos pelas boas notas e fluência na língua para participar do intercâmbio. O grupo não têm apenas a origem do sobrenome em comum. São alunos de uma professora, que antes de se mudar para a Suíça, resolveu dar um presente de despedida às crianças.

Inês Schroeder, 49 anos, está há três anos em Pomerode, onde lecionou nas duas escolas. Como iria voltar a morar na Europa, ela decidiu proporcionar antes uma experiência diferente aos pequenos.

Os seis embarcaram com Inês, na segunda-feira, para Weimar e Dresden, numa jornada de conhecimento. Serão três meses de estudo e convivência com famílias hospedeiras alemãs.

_ Conhecer um colégio na Alemanha, melhorar o alemão que já falam, conhecer um novo país, pessoas, cultura e descobrir coisas novas. Isso será um presente de despedida a eles _ completa Inês.

A ideia surgiu em abril de 2012, quando Inês conversou em sala de aula com os alunos sobre a possibilidade de uma viagem à Alemanha.

_ Eu tinha muitos bons alunos. Queria dar a eles uma chance para o futuro, algo que ficasse marcado para sempre na vida deles _ diz Inês com lágrimas nos olhos.

>>> Confira a reportagem completa no Santa deste fim de semana.<<<

JORNAL DE SANTA CATARINA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.